+ - L T

Atividades do CRPRS

08/12/2017

Caxias do Sul

8h às 17h

Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Subsede Serra

“Meu trabalho está me enlouquecendo – A saúde do trabalhador em tempos de produção da alienação”

Local: Auditório do Centro Universitário da Serra Gaúcha (Rua Marechal Floriano, 1094)

A Comissão Gestora da Subsede Serra promove no próximo dia 8 de dezembro (sexta-feira) a terceira edição do seminário “Meu trabalho está me enlouquecendo – A saúde do trabalhador em tempos de produção da alienação”, que ocorrerá no auditório do Centro Universitário da Serra Gaúcha (Rua Marechal Floriano, 1094), em Caxias do Sul.

Em suas duas primeiras edições, realizadas em Caxias do Sul nos anos de 2014 e 2015, o encontro se configurou como um importante espaço de discussão sobre os impactos do trabalho na saúde integral dos trabalhadores e das trabalhadoras, campo que compreende práticas interdisciplinares e interinstitucionais.

O seminário ocorre em parceria com o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (CEREST Serra), Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e apoio da Associação Serrana de Recursos Humanos (ARH Serrana).

Segundo a coordenadora da Comissão Gestora da Subsede Serra e organizadora do evento, Fernanda Fioravanzo, o processo saúde-doença está amparado nas circunstâncias de vida das pessoas e é expresso entre os trabalhadores também pelo modo como vivenciam condições de trabalho, além dos processos e dos ambientes profissionais.

“Nesta terceira edição, queremos evidenciar a necessidade de participação dos trabalhadores e das trabalhadoras nas ações voltadas para a promoção da saúde, especialmente diante das reformas legislativas do trabalho e da Previdência que impactam a vida dos cidadãos”, justifica Fernanda.

O evento tem uma agenda extensa que inicia às 8h30 e se estende até 17h. Haverá uma intervenção artística, a cargo do bailarino e ator Júnior Alceu Grandi, e palestras com professores e especialistas no tema, além de sessões de debates com os participantes. Haverá transmissão online.

Confira a íntegra da programação do seminário:  

8h: Credenciamento

8h30 às 9h30: Abertura Oficial, com CRPRS, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (CEREST Serra), Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.

9h30 às 9h45: Intervenção Artística
Ator e bailarino Júnior Alceu Grandi, bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

9h45 às 10h45: Palestra “Trabalho assalariado: uma abordagem sociológica”, com a
professora Ramone Mincato, doutora em Ciência Política pela UFRGS e pesquisadora no Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul

10h45 às 11h30: Espaço de diálogo com o público

11h30 às 13h30: Intervalo para almoço

13h30 às 14h30: Palestra “Como anda a saúde mental dos trabalhadores?”, com a professora Mary Sandra Carlotto, pós-doutora em Psicologia Social pela Universidade de Valência (Espanha) e coordenadora do grupo de pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional da Unisinos.

14h30 às 14h45: Intervalo cultural com intervenção artística de Júnior Alceu Grandi

14h45 às 15h45: Palestra “A construção da felicidade no trabalho: políticas e práticas na gestão de pessoas”, com a professora Cristiane Budde, mestre em Psicologia pela UFSC e professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

15h45 às 16h30: Espaço de diálogo com o público

16h30 às 17h: Encerramento

Notícia Relacionada: Seminário em Caxias do Sul debaterá saúde mental do trabalhador

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP