+ - L T

Atividades do CRPRS

29/09/2017

Porto Alegre

8h às 17h

Comissão de Políticas Públicas

Seminário Estadual “Identidade dos/as Trabalhadores/as do SUAS”

Local: Auditório Prédio 5 PUCRS (Avenida Ipiranga, 6291)

Em conjunto com Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS, Conselho Regional de Serviço Social,. Fórum Estadual de Usuários e Frente Gaúcha em Defesa do SUAS, o CRPRS participa no próximo dia 22 de setembro (sexta-feira) do seminário estadual “Identidade dos/as Trabalhadores/as do SUAS”, que será realizado no auditório do Prédio 5 da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6291), em Porto Alegre.

O evento tem por objetivo debater a identidade dos/as profissionais que atuam no serviço, que vem sendo ameaçado por cortes de verbas e interrupções das políticas públicas de assistência social. Organizado em forma de oficinas e trabalhos em grupo, o seminário terá uma mesa de abertura com a participação de especialistas em SUAS.

O debate inicia às 9h. A mesa de abertura terá a participação da psicóloga Solange Maria Rodrigues Leite, secretária de Assistência Social de Pinhais (PR) e especialista em psicologia social e saúda da família. Também participam do painel de abertura a assistente social Berenice Rojas Couto, professora da Faculdade de Assistência Social da PUCRS, Carlos “Carlinhos” Guarnieri, educador social da Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher, redutor de danos e estudante de serviço social na UFRGS.

No turno da tarde, os participantes serão divididos em cinco grupos para debater aspectos profissionais da atuação no SUAS e as estratégias de defesa do serviço. As oficinas são as seguintes:

Trabalhadores do SUAS em seus diferentes vínculos e suas implicações no cotidiano do exercício profissional
Desafios dos trabalhadores do SUAS no combate ao conservadorismo e ao clientelismo
Interfaces das diferentes ocupações/funções na efetivação do SUAS
Compromisso ético-político com a defesa da laicidade e da profissionalização na implementação do SUAS enquanto política pública de Estado
A identidade do trabalhador do SUAS na perspectiva dos usuários

A partir das 15h, uma plenária sistematizará as discussões dos grupos. Às 16h será entregue a versão dos Códigos de Ética dos/as Assistentes Sociais em linguagem braile. 

Notícia Relacionada: Seminário debaterá identidade de profissionais que atuam no SUAS

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade