+ - L T

Notícias

Relações Raciais

17/11/2017




20 de novembro • Dia da Consciência Negra  

O dia 20 de novembro marca o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, e consiste em um incentivo ao resgate e afirmação da história e cultura negra no Brasil como forma de enfrentamento ao racismo. O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído no calendário escolar pela Lei Federal nº 10.639/2003, que prevê a universalidade do ensino de História e Cultura afro-brasileiras no currículo escolar, e instituído a nível nacional pela Lei Federal nº 12.519/2011, como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O enfrentamento do racismo é um compromisso da Psicologia como ciência e profissão no Brasil. Isso está expresso nos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo, na Resolução CFP nº 018/2002, que estabelece normas de atuação profissional em relação ao preconceito e à discriminação racial, e na criação dos Núcleos de Relações Raciais no Sistema Conselhos de Psicologia.

Tais iniciativas institucionais afirmam o compromisso da categoria com a promoção do debate e da reflexão acerca dos mecanismos institucionais e práticas sociais que sustentam a discriminação racial e o racismo estrutural no Brasil. Apontam, ainda, a constituição de um olhar atento e sensível aos efeitos subjetivos das experiências cotidianas de estigmatização e discriminação racial. Com isso, busca-se a qualificação teórica e de escuta na prática profissional cotidiana, de modo a compreender os significativos atravessamentos dos marcadores sociais da diferença na produção da subjetividade das necessidades específicas para a promoção de saúde da população negra.

Visando contribuir para o fortalecimento da categoria e a construção de ferramentas analíticas e técnicas que possam contribuir para a superação do racismo na sociedade brasileira, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do Sistema Conselhos de Psicologia lançou o material "Relações raciais: referências técnicas para a atuação de psicólogas(os)" em setembro de 2017. A publicação configura-se como uma poderosa ferramenta de orientação analítica, técnica e ética para as/os psicólogas/os.

Buscando avançar nos esforços para a superação do racismo, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul convida a categoria a participar dos debates promovidos pelo Núcleo de Relações Raciais e pela Comissão de Direitos Humanos do CRPRS. Com isso, as/os psicólogas/os podem colaborar na criação de ações efetivas para a superação do racismo na sociedade brasileira.

______

► Confira as atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

• 20/11 - Porto Alegre | Debate sobre a publicação "Relações Raciais: referências técnicas para atuação de psicólogas(os)"

20/11 - Santa MariaReunião ampliada dos Núcleos de Políticas Públicas, Psicoterapia e Sistema Prisional da Subsede Centro-Oeste sobre Relações Raciais

30/11 - São Borja - Reunião do Polo São Borja sobre Relações Raciais

04/12 - Porto Alegre | Reunião Ampliada Núcleo de Relações Raciais sobre a publicação "Relações Raciais: referências técnicas para atuação da psicólogas(os)"

Busca de notícias:

  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online