+ - L T

Notícias

Relações Raciais

20/11/2018




20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil  

O Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, é um poderoso instrumento de afirmação da história e da cultura negras no país e uma ferramenta de enfrentamento ao racismo.

A luta contra o racismo é um compromisso da Psicologia como ciência e como profissão. Esse compromisso está expresso nos princípios fundamentais do Código de Ética profissional do Psicólogo, na Resolução CFP 18/2002, que estabelece normas de atuação profissional em relação ao preconceito e à discriminação racial, e na criação dos Núcleos de Relações Raciais no Sistema Conselhos de Psicologia.

Tais iniciativas institucionais reafirmam o compromisso da categoria com a promoção do debate e da reflexão acerca dos mecanismos institucionais e práticas sociais que sustentam a discriminação racial e o racismo estrutural no Brasil, compromisso expresso também em campanhas, eventos e debates fomentados cotidianamente pelo CRPRS.

Neste dia 20 de Novembro, o CRPRS se alinha ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) na campanha “Todo racismo é uma forma de violência”. Lançada no último dia 14 de novembro, a campanha dá voz às populações negra, cigana, quilombola e indígena na sua luta cotidiana contra toda forma de discriminação e violência.

 

Busca de notícias:

  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Carta de Serviços do CRPRS
  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • Diversidade
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos