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Orientação e Fiscalização

18/04/2017




Área Técnica do CRPRS realiza mais de 4.300 orientações em 2016  

Está disponível na Área de Transparência do site relatório de atendimentos realizados pela Área Técnica do CRPRS em 2016.

No ano de 2016, foram prestadas 3.070 orientações técnicas às/aos psicólogas/os por meio dos atendimentos por telefone e presenciais. Foram 2.895 atendimentos telefônicos e 175 atendimentos presenciais. Além disso, foram encainhadas 1.305 orientações por e-mail, totalizando 4.375 orientações.  

De acordo com o levantamento produzido pela Área Técnica, o tema de orientação mais frequente foi relacionado à avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação profissional (8,76%). Em segundo lugar, com o mesmo percentual cada (7,32%), estão as dúvidas relacionadas à emissão, guarda e encaminhamento de documentos, título de especialista e inscrição de pessoa jurídica.

Dentre as/os psicólogas/os que buscaram orientação técnica junto ao CRPRS, 31,65% das dúvidas estavam relacionadas ao seu fazer na área clínica. A área de políticas públicas soma 5,83% (incluídas às demandas das políticas públicas em geral, mais aquelas específicas da assistência social). Ainda, 4,85% eram dúvidas relacionadas à psicologia organizacional e do trabalho.

Foram registradas orientações a psicólogas/os de 230 municípios, uma ampliação de 40 municípios, frente aos atendidos no ano anterior. Importante salientar que algumas demandas são provenientes de outros estados.

A grande maioria das orientações foram prestadas a psicólogas/os (81,93%). Também foram orientados pacientes/usuários de serviços de psicologia (3,91%), representantes de empresas (3,26%) e estudantes de graduação (1,89%), cumprindo o dever da autarquia de esclarecer a sociedade sobre o exercício profissional da psicologia.

Dentre as subregiões que mais demandaram orientações ao Conselho, estão a região Metropolitana (64%) e a Serra (19,66%). Além dessas, a região Centro-Oeste contou com 9,86% das orientações e a região Sul com 4,92%.

Na região Metropolitana, o principal tema das orientações foi sobre o título de especialista, seguido de demandas referentes à inscrição de pessoa jurídica e emissão, guarda e encaminhamento de documentos. Já nas demais regiões, a maioria das demandas foram relativas à avaliação psicológica. Outros temas recorrentes nas demais regiões foram a emissão, guarda e encaminhamento de documentos, a atuação profissional e as relações do profissional com o judiciário.

Em 2016 a Área Técnica do CRPRS também realizou 57 fiscalizações, verificou 397 pedidos de cancelamentos de pessoa física e analisou 48 pedidos de cadastramento de sites para prestação de atendimentos online.

Como fazer contato com a Área Técnica do CRPRS?

A Área Técnica do CRPRS é composta por psicólogas/os fiscais e está à disposição da categoria e da sociedade para orientação das seguintes formas:

- Pelo e-mail orientec@crprs.org.br

- Pelos telefones (51) 3334.6799 e 0800.001.0707 

- Pessoalmente, na sede do CRPRS, em Porto Alegre, nos seguintes horários:
Segunda-feira: das 9h às 10h e das 14h às 17h
Terça-feira: das 9h às 17h
Quarta-feira: das 9h às 12h
Quinta-feira: das 9h às 17h
Sexta-feira: das 9h às 12h

Periodicamente, são realizados plantões na subsedes, com a presença de um/a psicólogo/a fiscal para orientação no local. Mantenha atualizado seu cadastro (atualize aqui) para ser informado por e-mail da agenda de plantões. 

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