+ - L T

Notícias

Saúde Mental

11/05/2017




Agenda de atividades na Serra pelo Dia da Luta Antimanicomial  

A Subsede Serra, por meio do Núcleo de Políticas Públicas, promove agenda de atividades alusivas ao 18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial com o objetivo de debater a política de saúde mental e o modelo de atenção em saúde mental baseado na defesa da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Confira agenda de atividades e participe: 

  • Cine Debate na FSG

Quando: segunda-feira, 15/05, às 18h30
Local: Faculdade da Serra Gaúcha (Rua Os Dezoito do Forte, 2366), Caxias do Sul.
Atividade é organizada em parceria com FSG e tem o objetivo de debater a saúde mental no Brasil.

Programação:
18h30 - Acolhida
19h - Exibição do documentário "O Holocausto Brasileiro"
20h - Roda de Conversa sobre Reforma Psiquiátrica Brasileira

Convidadas:

- Fernanda Facchin Fioravanzo
Graduada em Psicologia e Pós-Graduada em Gestão de Políticas Sociais pela Universidade de Caxias do Sul. Servidora Estadual na Superintendência dos Serviços Penitenciários. Conselheira do CRPRS.

- Renata de Geroni
Bacharel em Psicologia pela Faculdade da Serra Gaúcha. Pós-graduação em andamento pela Unisinos, Psicanálise técnica e teoria. Projeto de Extensão Álcool e Drogas da Coerção à Coesão.

- Evelaine da Silva Jacobi
Formada em Psicologia com ênfase em Saúde e Educação pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha. Atuou como Acompanhante Terapêutico nos serviços de Residencial Terapêutico e CAPS AD de Farroupilha. Colaboradora do Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência e suas famílias na Apae.

Evento no Facebook

  • Novos Arranjos. Novas possibilidades para avançarmos no projeto de Reforma Psiquiátrica!

Quando: terça-feira, 16/05, às 14h
Local: Unidade de Atenção à Vida Novo Amanhã (Rua Padre Tiago Alberione, 290, Bairro São Ciro), Caxias do Sul.
Atividade aberta a psicólogas/os e usuários do serviço de saúde mental. O objetivo é debater o contexto histórico da reforma psiquiátrica, a atual situação e pensar estratégias de prosseguir e efetivar a reforma psiquiátrica.

Convidada:
- Fernanda Facchin Fioravanzo
Graduada em Psicologia e Pós-Graduada em Gestão de Políticas Sociais pela Universidade de Caxias do Sul. Servidora Estadual na Superintendência dos Serviços Penitenciários. Conselheira do CRPRS.

Evento no Facebook

  • História da Reforma Psiquiátrica em Caxias do Sul

Quando: quarta-feira, 17/05, às 15h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Mal. Floriano, 421 – Centro), Caxias do Sul.
Evento organizado em parceria com o Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Caxias do Sul. Aberto a psicólogas/os, trabalhadores da Rede de Saúde de Caxias do Sul e sociedade em geral. Objetivo é fazer um apanhado histórico da implantação e organização da Reforma Psiquiátrica em Caxias do Sul e reflexão sobre o momento atual.

Convidada:
- Margareth Paese Capra
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços de Saúde e doutora em Educação pela UFRGS. É professora na Universidade de Caxias do Sul e tem experiência na área de Saúde Coletiva e em Serviço Social, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, planejamento e gestão em saúde, educação na saúde.

 

  • Cine Debate na Faculdade Anhanguera - Novos Arranjos. Novas possibilidades para avançarmos no projeto de Reforma Psiquiátrica!

Quando: quarta-feira, 17/05, às 19h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera (Av. Alexandre Rizzo, 505 - Desvio Rizzo), em Caxias do Sul.
O objetivo da atividade é debater a reforma psiquiátrica e a história brasileira no cuidado em saúde mental, a partir da exibição de um documentário que retrata o maior manicômio brasileiro.
Convidadas:

- Jaqueline Marques
Graduada em Psicologia pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG. Psicóloga do CAPS AD Novo Amanhã no município de Caxias do Sul. Realizou estágio no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Cidadania atuando como Acompanhante Terapêutico. Psicóloga clínica na VitaliUniclinica.

- Tatiane Baggio
Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul. Especialização em Psicossomática pela Unisinos. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Anhanguera - Caxias do Sul. Coordenadora do Núcleo de Gênero e Sexualidade da Faculdade Anhanguera. Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caxias do Sul, militante da Marcha Mundial das Mulheres. Colaboradora do da Subsede Serra do CRPRS.

Evento no Facebook

 

  • Novos Arranjos. Novas possibilidades para avançarmos no projeto de Reforma Psiquiátrica!

Quando: sexta-feira, 19/05, 10h30
Local: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas Reviver(Av. Circular Pedro Mocelin, 4683 - Cinquentenário), Caxias do Sul
Atividade aberta a psicólogas/os e usuários do serviço de saúde mental. O objetivo é debater o contexto histórico da reforma psiquiátrica, a atual situação e pensar estratégias de prosseguir e efetivar a reforma psiquiátrica.
Convidada:
- Manuele Monttanari Araldi
Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul. É especialista em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Atuou como Redutora de Danos do Consultório de Rua e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas Reviver (CAPS AD III Reviver) do município de Caxias do Sul. É psicóloga da Prefeitura Municipal de Fagundes Varela, atuando na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e em consultório particular em Caxias do Sul. Conselheira do CRPRS.

Evento no Facebook

 

  • II Pré-Parada do Orgulho Louco

Quando: domingo, 21/05, 14h
Local: União das Associações de Bairro de Caxias do Sul - UAB Caxias do Sul (Rua Luís Antunes, 80 – Panzzolo)

A proposta é uma iniciativa organizada pelo Núcleo de Políticas Públicas do CRPRS, CAPS AD Reviver, Centro de Atenção a Vida Novo Amanhã, Marcha Mundial das Mulheres e Coletivo de Militantes Antimaniconiais de Caxias do Sul. Tem o objetivo de debater a reforma psiquiátrica e o conceito de loucura e normalidade, levando a arte e a ciência para as ruas, conversando e dançando com toda a comunidade, usuários de saúde mental, familiares e profissionais da rede de saúde mental.

- 14h Abertura com apresentação das bandas dos CAPS AD Reviver e CAPS AD Novo Amanhã e Batucada da Marcha Mundial de Mulheres 
- 15h Roda de Conversa "A Minha Loucura se Alivia na sua Loucura" - Criando e Reinventando percursos para a Reforma Psiquiátrica Brasileira 
- 17h30 Encerramento com Sucata Sonora

Evento no Facebook

Busca de notícias:

  • Sites credenciados para atendimento online
  • O racismo tem dessas coisas
  • 9º CNP