+ - L T

Notícias

Relações Raciais

10/05/2018




CFP promove mapeamento para participantes da IV Conapir  

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibilizou um formulário para mapeamento das/os psicólogas/os que forem participar da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que se realiza entre os próximos dias 27 e 30 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O formulário, que pode ser acessado aqui, tem como objetivo conhecer o perfil das/os participantes para permitir a construção de uma atividade coletiva integrada durante o evento. A Conapir, que se realiza a cada quatro anos, é um espaço necessário, segundo o CFP, para a reafirmação da atuação do Sistema Conselhos no enfrentamento do racismo.

A Conferência ocorre no momento em que o país registra a passagem dos 130 anos de abolição da escravidão e durante a Década Afrodescendente, decretada pela ONU (2015-2025). Além disso, 2018 se comemoram os 15 anos de publicação da Resolução CFP nº 18/2002, que estabelece normas de atuação de psicólogas/os em relação ao preconceito e a discriminação racial, e os oito anos da promulgação do Estatuto da Igualdade Racial.

A partir do tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”, governo e sociedade discutirão questões voltadas ao enfrentamento do racismo, a conquista de novos direitos e o combate à discriminação e demais formas de intolerância.

As discussões serão orientadas por quatro subtemas: do reconhecimento dos afrodescendentes, da garantia de justiça aos afrodescendentes, do desenvolvimento dos afrodescendentes e discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.

O tema e os respectivos subtemas são norteados pelo Plano Plurianual 2016-2019 e pelo Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR), regulamentado pelo Decreto n° 6872 com o objetivo de consolidar a transversalidade das políticas para a população negra e de superação do racismo.

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP