+ - L T

Notícias

Trânsito

18/06/2015




CFP realiza encontro organizativo da Comissão Nacional de Mobilidade e Trânsito  

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou nesta quinta, 18/06, reunião preparatória da Comissão Nacional de Mobilidade e Trânsito (CNMT) com o objetivo de traçar a estratégia de atuação da instância. Além de debater as propostas do planejamento estratégico da autarquia, os representantes abordaram temas como o  Título de Especialista, atuação do/a psicólogo/a, laudos de avaliação psicológica e participação da autarquia no Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O CFP tem representação na Câmara Técnica de Assessoramento de Saúde e Meio Ambiente do Contran, tendo apresentado aquela instância a realidade dos profissionais que possuem títulos de especialista na área. De acordo com a conselheira Viviane Moura de Azevedo Ribeiro, a autarquia sugeriu a ampliação do prazo ou tolerância no aceite da titularidade no credenciamento nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). “Em muitos estados, a maior parte dos/as psicólogos/as credenciados/as ainda não possuem o título de especialista ou fizeram o curso e ainda não possuem a certificação”, destacou.
A avaliação psicológica também esteve entre os pontos debatidos em reunião e que serão trabalhados pela Comissão. A proposta, segundo Ribeiro, é trazer a avaliação – hoje no contexto da segurança no trânsito – para o âmbito do debate na área da saúde “para subsidiar o controle epidemiológico na reavaliação das avaliações de CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”, explicou. “Que o psicólogo não fique só na porta de entrada do processo de CNH, mas, que tenha atuação também nas reavaliações das renovações de CNH”.
A Comissão deverá atuar, ainda, na promoção de ações voltadas para a atuação do/a psicólogo/a em práticas inovadoras. Durante o dia, foram debatidas ações da instância para serem articuladas junto ao Denatran e ao Contran, a partir das deliberações do planejamento estratégico do CFP, das deliberações do Congresso Nacional de Psicologia (CNP), e do encontro nacional de COFs.
Participaram da reunião os (as) psicólogos (as) Rogério Oliveria, vice-presidente do CFP, Lúcio Fernando Garcia, Eduardo Jasson Loureiro Muniz Moita, Carlos Luiz Souza, Alessandra Sant´anna Bianchyi. A formação da Comissão será aprovada pela Plenária da autarquia.

Fonte: www.cfp.org.br

 

Busca de notícias:

  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online