+ - L T

Notícias

Trabalho e Organizações

29/05/2017




Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho promove encontro com estudantes  

Em 25/05, a Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) realizou encontro com estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.  A atividade contou com a participação das psicólogas Maria Cristina Niederauer, Gabriela Bordini e Thaís Gonzatti Fernandes, integrantes da comissão.

O encontro iniciou com a fala da psicóloga Maria Cristina Niederauer, que explicou a transição do Grupo de Trabalho de Psicologia, Trabalho Organizações para a Comissão de Psicologia Organizacional e do trabalho, ocorrida em 2016. Foi salientada a importância do trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo Núcleo de Psicologia do Trabalho e das Organizações, vinculado à subsede Serra, em Caxias do Sul.

A psicóloga Gabriela Bordini apresentou o objetivo da (CPOT), voltado à discussão do saber-fazer da psicologia organizacional e do trabalho na interface com a sociedade, as instituições e as/os psicólogas/os, também buscando oferecer orientações. Conforme Gabriela, o enfoque da abordagem é a saúde.

Nas falas realizadas, foi abordada também a importância da discussão das diferentes possibilidades de atuação na área organizacional e do trabalho no âmbito do campo científico da Psicologia. Entre elas, Maria Cristina salientou a do planejamento, com base do desenho do trabalho na estrutura organizacional.

Entre as ações planejadas pela Comissão de Psicologia do Trabalho e das Organizações para o período 2016-2019, foram elencadas a aproximação e alinhamento da comissão com os núcleos vinculados, assim como o fomento à criação destes; a formação de um cadastro de entidades, assim como o estabelecimento de uma agenda de aproximação com estas e com grupos, de acordo com temas de debate; a ampliação da interface entre as comissões que transversalizam a atuação na área; o levantamento de questões referentes à área que chegam à Área Técnica do CRPRS; o estabelecimento de temas prioritários junto á categoria; e a realização de workshops para que as/os profissionais apresentem suas práticas. Também foram apresentados os grupos de trabalho constituídos dentro da comissão, referentes a atestados psicológicos, saúde do trabalhador e pesquisa. 

Ao final da atividade, foi aberto o espaço para questionamentos dos estudantes. Entre as questões esclarecidas pelas integrantes da comissão estiveram considerações referentes a desenvolvimento e gestão por competências, a construção da atuação profissional nas organizações por meio do posicionamento e a situação da saúde dos trabalhadores terceirizados.

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP