+ - L T

Notícias

Encontro Gaúcho da Psicologia

03/08/2018




Confira a programação cultural do Encontro Gaúcho da Psicologia  

O Encontro Gaúcho da Psicologia contará com atividades culturais pensadas a estimular o debate e a reflexão sobre temas relacionados à Psicologia. Peças teatrais, performances artísticas, apresentações musicais e sessões de autógrafos de livros estão previstas na programação. No sábado, além da programação no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 1101), haverá atividades no Espaço Multipalco do Theatro São Pedro, também localizado na Praça Marechal Deodoro.

Confira a programação cultural:

Aos Sãos
Lembrar os esquecidos, os marginalizados, os jogados fora. Esse foi o principal impulso para a criação do espetáculo “Aos Sãos”. A peça foi ganhadora do prêmio Revelação 2016 nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção, para Thais Andrade, o Prêmio Açorianos de Teatro 2016, e estreou no circuito profissional de teatro em outubro de 2017. O espetáculo traz à tona as más condições em que eram submetidos os interno e com isso ressalta a importância da luta antimanicomial. Além das apresentações, o coletivo promove uma conversa entre a classe artística, psicólogos, psiquiatras e público em geral com o intuito de repensar as novas políticas do governo Temer que põem fim aos avanços conquistados nos últimos trinta anos. “Aos Sãos” conta a história de cinco pacientes psiquiátricos internados no Hospital Colônia de Barbacena, Minas Gerais, o maior sanatório do Brasil, que funcionou até os anos 1980. Essas pessoas foram internadas por motivos diferentes, algumas delas sequer tinham diagnóstico de doença mental, mas todas, aos serem enclausuradas, sofriam com a desnutrição, o frio, o tratamento de eletrochoques, a falta de asseio, entre outros maus tratos que eram recorrentes no Colônia. De acordo com a diretora Thais Andrade, “Aos Sãos” é uma forma de não esquecer essas pessoas e lembrar de uma parte da história do Brasil que, inclusive, corre o risco de voltar a ser realidade. “Temos lido diversas notícias que falam que o modelo psiquiátrico manicomial está voltando a ser discutido pelo Ministério da Saúde. O coordenador de Saúde Mental do governo Temer defendeu esse modelo, o que é um retrocesso sem tamanho, além de uma perversidade com a vida humana”, defende Thais.
A apresentação do espetáculo será na sexta-feira, 17/08, às 13h30, no Teatro Dante Barone. Logo após, haverá debate com a participação de Domiciano José Ribeiro Siqueira, consultor na área de Direitos Humanos ligados ao uso de drogas e Redução de Danos, e da psicóloga Carmen Silveira de Oliveira, doutora em Psicologia Clinica, ativista em direitos humanos, sócia diretora da Intercessão, onde exerce atividades como psicanalista e analista institucional.

Intervenção Poética
Na sexta-feira, 17/08, às 17h30, durante intervalo do Encontro Gaúcho da Psicologia, a atriz Núbia Quintana fará uma intervenção poética no Vestíbulo Nobre do Teatro Dante Barone.

Verdades Inventadas – cinco mulheres numa jornada rumo à verdade 
A produção retrata, em forma de diálogo, a trajetória de cinco mulheres: Coco Chanel, Virgínia Woolf, Frida Kahlo, Clarice Lispector e Camille Claudel, relatando suas histórias de vida, dilemas, dor, sofrimento psíquico e a sobrevivência e transformação pela arte e pela criatividade. Verdades Inventadas aborda questões importantes, como abandono, trauma, institucionalização em asilos, orfanatos, hospícios, adoecimento psíquico e suicídio.
As mulheres que apresentam a peça não são atrizes de profissão. São psicólogas, psicanalistas, escritoras, organizadoras de eventos nacionais e internacionais sobre o pensamento vivo de Winnicott. O grupo propõe um pensar criativo sobre a psicanálise contemporânea, com uma reflexão sobre o sofrimento psíquico, enaltecendo o poder curativo e transformador da literatura e da arte. A apresentação do espetáculo será na sexta-feira, 17/08, às 19h30, no Teatro Dante Barone.

Os Jardineiros
Banda que conta com a participação de psicólogos, irá se apresentar durante o intervalo do Encontro Gaúcho da Psicologia, no sábado, 18/08, às 10h, no Vestíbulo Nobre do Teatro Dante Barone.

Performance Artística com Ternurinha
A atriz Tefa Polidoro interpreta Ternurinha, uma mulher que vive nas ruas e que questiona padrões. Ternurinha irá interagir com o público que estiver chegando no Teatro Dante Barone no sábado, 18/08, às 13h30.

Nau da Liberdade
Composta exclusivamente por usuários da rede de saúde mental da cidade de Porto Alegre e por profissionais ligados a essa área, a Associação Cultural Nau da Liberdade irá se apresentar na Concha Acústica do Multipalco, no sábado, 18/08, às 16h.
Fundada no ano de 2013, após oficina artística para usuários da rede de saúde mental de Porto Alegre com a companhia italiana de teatro Accademia Dellla Follia, a Nau da Liberdade surgiu com o objetivo de ser um dispositivo terapêutico para trabalhar aspectos importantes na reabilitação psicossocial destes usuários. Na prática, mais do que apenas ser um dispositivo terapêutico para esses usuários, as peças apresentadas pela Associação tornaram-se um importante dispositivo para debater as redes de saúde mental e o atendimento em saúde mental dispensado a esses sujeitos.

Sublimantes
Com uma proposta irreverente e de inovação o grupo Sublimantes busca, por meio da música, divulgar e criar novas formas de produção de sentido para a Psicologia e para as pessoas que procuram, de alguma maneira, adentrar neste universo de estudo da mente humana. A banda, formada por profissionais da Psicologia, irá se apresentar no encerramento do Encontro Gaúcho da Psicologia, no sábado, 18/08, às 19h, no Vestíbulo Nobre do Teatro Dante Barone.

Feira do Livro do Encontro Gaúcho da Psicologia
Durante o sábado, 18/08, das 9h às 17h, haverá um espaço para comercialização de livros e testes psicológicos na Praça Multipalco – Theatro São Pedro.

Sessões de Autógrafos
No sábado, 18/08, estão confirmadas as seguintes sessões de autógrafo na Praça Multipalco – Theatro São Pedro:

9h30 - 10h30
- Analicia Martins de Sousa autografa “Síndrome da Alienação Parental: um novo tema nos juízos de família”
- Manoel Madeira autografa “Ausentes”
- Flávio Ilha autografa "Longe Daqui, Aqui Mesmo"

12h30 - 13h30
Luis Cláudio Figueiredo autografa “Psicanálise. Caminhos no mundo em transformação"
- Samantha Sittart e Valéria de Carvalho Fagundes autografam “Um olhar da Psicologia para a Terceira Idade”
- Adriana Zanonato e Luiz Carlos Prado autografam "Tocmínio" e "O menino tecnológico" 
- Donaldo Schuller

16h
- João W. Nery autografa “Viagem solitária: memórias de um transexual 30 anos depois”

Busca de notícias:

  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Carta de Serviços do CRPRS
  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • Diversidade
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos