+ - L T

Notícias

Orientação e Fiscalização

17/03/2017




CRP-PR sedia encontro das Comissões de Orientação e Fiscalização dos Conselhos de Psicologia da Região Sul  

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) sediou, nos dias 13 e 14 de março o II Encontro dos Técnicos Fiscais dos Conselhos Regionais de Psicologia da Região Sul. Além do Paraná, participaram do evento profissionais técnicos e Conselheiros do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina.
O principal objetivo da iniciativa foi debater desafios e temas comuns aos Conselhos em relação à atuação das COFs, que têm por objetivo orientar e fiscalizar os profissionais, zelando pela qualidade dos serviços prestados pela Psicologia à sociedade, como ressalta a Conselheira Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRPPR, psicóloga Ludiana Cardozo Rodrigues. “Cabe salientar que é um evento técnico que teve como objetivo discutir as questões do cotidiano do fluxo de trabalho e de outros aspectos que permeiam os assuntos discutidos na COF. E isso é extremamente importante, principalmente para os orientadores fiscais porque proporcionada um aprendizado muito grande. Estavam presentes na reunião, por exemplo, profissionais com mais de vinte anos de experiência, portanto esse foi um momento de troca valioso”, avaliou.

O presidente da COF do CRPRS, psicólogo Cleon dos Santos Cerezer, tem a mesma opinião. “É importante estreitar essas relações e essa aproximação é cada vez mais necessária para que possamos fortalecer nossa atuação como Conselhos Regionais, como COFs e como categoria profissional. É preciso ampliar esse debate e realizar reuniões nacionais, sobretudo de qualificação para a equipe técnica que está à frente das orientações aos profissionais no dia a dia.”O conselheiro também elogiou o formato do evento, que deixou espaço livre para discussões dos temas emergentes em cada CR. “A forma como o CRP-PR conduziu foi bastante interessante uma vez que pudemos sugerir os assuntos que têm se apresentado e trocar informações sobre eles”, completou.

A Conselheira vice-presidente do CRPSC, psicóloga Juliana Lima Medeiros, que compõe a COF em Santa Catarina, também defende uma ampliação do debate para o nível nacional. “A gente tem usado este espaço da Região Sul até mesmo pela proximidade geográfica, mas será importante a realização de encontros que abranjam, se não todos, a maioria dos Conselhos, sobretudo os pequenos, para que possamos refletir sobre a execução das atividades e trocar experiências”, comentou. Juliana ressalta ainda que o formato do evento foi positivo, com espaço para que cada Conselho pudesse apresentar as suas demandas. “Percebi que o CRP-PR teve uma dedicação importante não só em pensar a metodologia do evento, mas em buscar junto aos demais CRs as questões emergentes para uma distribuição do conteúdo que contemplasse a demanda de todos e isso enriqueceu o debate”, avaliou.

“O evento foi muito produtivo. Nós não temos normalmente a oportunidade de encontrar a equipe técnica dos outros CRs, que têm um cotidiano de trabalho diferente, com demandas que se diferenciam. Foi um momento de troca enriquecedor”, opinou a orientadora fiscal do CRP-PR psicóloga Bruna Danziger.

Para a coordenadora da área técnica do CRPRS, psicóloga Letícia Giannechini, encontros como este são fundamentais. “É importante para a padronização das orientações técnicas aos profissionais e também para atender parte da necessidade constante de treinamento e capacitação dos orientadores fiscais, uma vez que as práticas não são estáticas e acompanham o desenvolvimento da profissão”, avaliou.

A orientadora fiscal do CRPPR, psicóloga Luana Oshiyama Barros, que atuou na organização do evento, também considerou os resultados positivos. “Nós nos preocupamos em fazer a continuação do evento que havia sido realizado no Rio Grande do Sul, no primeiro encontro, proporcionando também o crescimento. Foi um momento enriquecedor, que nos aproxima e nos ajuda a repensar nossos procedimentos e auxilia na busca de soluções para dificuldades em comum”, afirmou.

O III Encontro será sediado pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, em data a ser definida.

Fonte: Conselho Regional de Psicologia do Paraná

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP