+ - L T

Notícias

Saúde Mental

15/08/2017




CRPRS debate políticas de inclusão para pessoas com deficiência  

O CRPRS promove no próximo dia 28 de agosto (segunda-feira) um seminário para debater a temática da inclusão de pessoas com deficiência psicossocial. O evento “Inclusão, acessibilidade e a Psicologia” irá abordar as conceituações em relação ao tema e também as relações de psicólogas/os nos contextos da formação profissional, das organizações, da psicoterapia e da avaliação psicológica.

Haverá também, no evento marcado para iniciar às 17h30 no auditório da Sede do CRPRS (Avenida Protásio Alves, 2854/4º andar), o lançamento da Nota Técnica 005/2017, do Ministério Público Federal (MPF), que orienta a inclusão de pessoas com transtornos mentais à rede de atenção psicossocial, que inclui também deficientes intelectuais, físicos, visuais, auditivos e múltiplos. A Nota Técnica, publicada no início de maio, foi transmitida e referendada ao Sistema Conselhos pelo Conselho Federal de Psicologia.

A conselheira Mariane Teixeira Netto Rodrigues, que organiza a atividade, diz que o documento do MPF é importante porque atualiza os procedimentos em relação à prática psicológica com populações tecnicamente caracterizadas com transtornos mentais severos, que devem ter os mesmos direitos às políticas públicas para pessoas com deficiência. “Trata-se de uma realidade bastante nova para a categoria e nosso objetivo é justamente provocar esse debate, com vistas à formação futura de um Grupo de Trabalho no CRP sobre o tema”, justifica Mariane, que é representante do CRPRS no Coepede.

Além de Mariane, a mesa de abertura terá a presença do psicólogo André Martins Campelo, que tem deficiência visual, com mediação da psicóloga Priscila Pavan Detoni, conselheira do CRPRS e presidente da Comissão de Direitos Humanos. Na segunda parte do evento, as psicólogas Vitória Bernardes, mulher com deficiência física, integrante das Inclusivass, Rede Desarma Brasil e conselheira do COEPEDE e Juliana Neves, especializada em atendimento para pessoas com deficiência psicossocial, debatem o tema com André Martins Campelo e mediação de Mariane Teixeira Netto Rodrigues.

Confira a programação na íntegra:

17h30 – Credenciamento

18h – Abertura, com Mariane Teixeira Netto Rodrigues e Priscila Pavan Detoni

18h15 – Mesa redonda Definindo conceitos: inclusão, sociedade inclusiva, acessibilidade e tecnologias assistivas, com André Martins Campelo e Mariane Teixeira Netto Rodrigues e mediação de Priscila Pavan Detoni

19h15 – Intervalo

19h30 – Mesa redonda Pessoas com deficiência e o profissional da psicologia nos seguintes contextos da prática: formação profissional, organizações, psicoterapia e avaliação psicológica, com Vitória Bernardes, Juliana Neves e André Martins Campelo, com mediação de Mariane Teixeira Netto Rodrigues.

21h30 – Lançamento da Nota Técnica nº 05/2017, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF

 

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP