+ - L T

Notícias

Psicoterapia

17/08/2015




CRPRS debate sobre resoluções que sustentam a prática do/a psicólogo/a na psicoterapia  

Psicólogos/as e estudantes de Psicologia participaram da atividade “Orientações técnicas para a Psicoterapia: o que você precisa saber” realizada pela Comissão de Psicoterapia na sexta-feira, 14/08, na sede do CRPRS, em Porto Alegre.

Na abertura do evento, o conselheiro Eduardo Frederichs Hoffmann destacou a importância de a categoria participar das discussões da Comissão de Psicoterapia, que debate a diversidade de práticas clínicas desenvolvidas pelos profissionais em diferentes campos de atuação.

O psicólogo fiscal Lucio Garcia apresentou as principais resoluções que sustentam a prática do psicólogo no campo da psicoterapia. “O Código de Ética profissional já destaca que o/a psicólogo/a só poderá assumir responsabilidades profissionais por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente”, afirmou.

A Resolução nº 011/2012, que regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância e o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental; a Resolução nº 008/2010, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário; a Resolução nº 001/2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos e a Resolução nº 010/2000, que especifica e qualifica a psicoterapia como prática do psicólogo também foram apresentadas durante o evento.

Os participantes do evento levantaram dúvidas sobre os serviços psicológicos online. “A Resolução 011/2012 deixa claro em que situações esse tipo de atendimento é permitido. O/A profissional deve estar atento/a principalmente aos riscos de violação de sigilo, que podem ocorrer com o uso de meios tecnológicos de comunicação a distância”, explicou Lucio.

Para o conselheiro Eduardo, é preciso ampliar debates como esse. Outros encontros sobre esse tema deverão ser promovidos pela Comissão de Psicoterapia. “Na Comissão de Psicoterapia abrimos espaço para discutir questões como essa, por isso é muito importante a participação da categoria”, ressaltou.

A Comissão de Psicoterapia se reúne quinzenalmente na sede do CRPRS. Buscando descentralizar a discussão, há Núcleos de Psicoterapia na Subsede Centro-Oeste e na Serra. Todas as atividades são abertas à participação da categoria.

Confira agenda dos próximos encontros:

- 21/08, às 14h, Reunião do Núcleo de Psicoterapia e Avaliação Psicológica da Subsede Centro-Oeste, em Santa Maria.

- 09/09, às 9h, Reunião do Núcleo de Psicoterapia da Subsede Serra, em Caxias do Sul.

- 11/09,  às 14h, Reunião da Comissão de Psicoterapia na Sede, em Porto Alegre.

 

Busca de notícias:

  • Sites credenciados para atendimento online
  • O racismo tem dessas coisas
  • 9º CNP