+ - L T

Notícias

9º CNP

03/05/2016




CRPRS elege delegados/as para o 9º CNP e define prioridades para as próximas gestões  

Profissionais e estudantes de Psicologia participaram na sexta-feira, 29/04, e no sábado, 30/04, da 9ª edição do Congresso Regional da Psicologia (Corep). O evento reuniu 85 delegados/as e nove representantes estudantis eleitos/as nos 16 Pré-Congressos realizados pelo CRPRS em diferentes cidades e no Pré-Congresso Livre, organizado por grupo de psicólogas negras, para debater as propostas formuladas nos 17 eventos do estado. O 9º Corep teve como tema central “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”. Além dos/as delegados/as e representantes estudantis, o Corep contou com a participação de 20 observadores e convidados.

O Corep teve início na sexta-feira à tarde, com o credenciamento e a recepção dos/das psicólogos/as. Na sequência, a conselheira presidente do CRPRS, Alexandra Maria Campelo Ximendes, e a presidente da Comissão Organizadora Regional, Simone Bampi, fizeram a leitura do Regimento do 9º Corep e o submeteram à aprovação da plenária. Logo após, foi eleita a mesa diretiva, responsável pela condução dos trabalhos durante os dois dias.

Na sequência, os/as delegados dividiram-se em grupos de trabalho para discutir as propostas elaboradas para cada um dos eixos do evento: Eixo 1 – Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade; Eixo 2 – Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e de garantia de direitos.; Eixo 3 – Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

No sábado, os grupos de trabalho deram continuidade à discussão e a seleção de propostas e, às 10h30, teve início a Plenária, na qual os/as presentes analisaram uma por uma as propostas selecionadas pelos grupos de trabalho.

Dez propostas de cada eixo, de âmbito nacional, foram eleitas como prioritárias e serão levadas ao 9º Congresso Nacional de Psicologia, que acontece entre os dias 16 e 19 de junho, em Brasília. As propostas regionais nortearão o trabalho do próximo grupo de psicólogos/as que assumirá a gestão do CRPRS.

As propostas nacionais aprovadas no 9º Corep serão defendidas pelos/as nove delegados/as, três suplentes e um representante dos/as estudante, eleitos/as pela Plenária do 9º Corep:
- Fernanda Francisca da Silva
- Luciane Engel
- Ana Paula Denis Ferraz
- Tatiane Baggio
- Thiago dos Santos Alves
- Maria de Fátima Bueno Fischer
- Glaucia Maria Dias Fontoura
- Fernanda Facchin Fioravanzo
- Daniel Dall’Igna Ecker
Suplentes:
- Ari Gomes Pereira Júnior
- Luciara Braga Leite
- Henrique Gheno Zilli

Ao final do evento, a Comissão Eleitoral apresentou as duas chapas que disputarão a nova gestão do CRPRS nas Eleições 2016 do Sistema Conselhos. Informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis em crprs.org.br/eleicoes

Em breve, o CRPRS irá disponibilizar arquivo com as propostas aprovadas no Corep, tanto em âmbito nacional, como regional, moções aprovadas pela plenária do 9º Corep e o vídeo do evento.

Mais informações sobre o 9º Corep em crprs.org.br/cnp.  

Participantes destacam a importância da participação no processo

Os/As psicólogos/as presentes destacaram a importância da participação da categoria no evento porque ele garante a atualização sobre o que vem sendo discutido a nível nacional a respeito da profissão. Simone Beatriz da Silva, delegada de Novo Hamburgo, disse que decidiu participar por estar há muito tempo trabalhando individualmente: “Estou trabalhando desde 1996 só no consultório e eu quis me integrar um pouco mais com o que os/as outros/as psicólogos/as estão trabalhando, além me engajar mais nos movimentos políticos e sociais”, relatou.

Pauline da Silveira, delegada de Venâncio Aires e psicóloga do sistema prisional, concordou com Simone e destacou a importância da participação dos/das profissionais para o entendimento de como funciona o Sistema Conselhos. “Se não participarmos, nós não temos a possibilidade de entender o processo de como o Sistema funciona e entender o que as outras pessoas que trabalham como psicólogos/as estão pensando. Às vezes nós ficamos presas a uma forma de trabalho e não temos tempo para acompanhar o que o grupo de psicólogos/as do nosso estado e as gestões do CRPRS planejam para os próximos anos”, destacou.

A possibilidade de aprendizado foi o que motivou muitos/as aluno/as a também participarem do 9º COREP. Robinson Boa Vista, estudante do 6º semestre de Psicologia na Feevale, contou que participou de um dos Pré-Congressos e ficou motivado a participar também do Corep. “Eu fui até o evento por entender que o CRP e o CFP são as instâncias máximas onde nós devemos estar estabelecendo critérios para as nossas práticas embasadas na ética. Partindo disso e por eu ter um grande interesse em políticas públicas e direitos humanos, que são tratativas do CRP, decidi participar”.

Busca de notícias:

  • Sites credenciados para atendimento online
  • O racismo tem dessas coisas
  • 9º CNP