+ - L T

Notícias

Direitos Humanos

31/01/2017




CRPRS integra programação no Dia da Visibilidade Trans, em Caxias do Sul  

No dia 29/01/2017, o CRPRS participou, em Caxias do Sul, da Roda de Conversa e Mateada alusiva ao Dia da Visibilidade Trans, lembrado na mesma data. O encontro foi promovido pela Liga dos Homens Trans e pela ONG Construindo Igualdade, ambas de Caxias do Sul, e contou com a participação também do Instituto Brasileiro de Transexualidades.

Durante a conversa, as conselheiras Fernanda Facchin Fioravanzo e Manuele Montanari Araldi manifestaram o posicionamento do CRPRS em relação à despatologização das identidades trans, ao compromisso ético da Psicologia em defesa dos direitos humanos e à importância da participação da categoria na construção e na efetivação de políticas públicas com foco na população trans. Elas falaram, ainda, das notas técnicas construídas pelo CRPRS que versam sobre a produção de documentos para o processo transexualizador e destacaram que psicólogos/as inscritos/as no CRPRS têm a possibilidade de utilizar o nome social.

As colaboradoras Daiane Carbonera, representante do CRPRS no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Caxias do Sul, e Tatiane Baggio, representante do CRPRS no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caxias do Sul, lembraram que a Psicologia historicamente serviu para a estigmatização da população LGBT ao considerá-la desviante e que há intenso movimento dentro da profissão para a reversão desse estigma e para a garantia de direitos dessa população.

Muitas pessoas presentes trouxeram depoimentos pessoais, alegando que, no dia 29 de janeiro, é necessário para denunciar que o direito de existir é negado a muitas pessoas. Além disso, afirmaram que estar numa roda de conversa sobre essa temática em espaço público significa resistir à lógica social estigmatizante e que é fundamental a ocupação e a construção de representatividade nos espaços políticos a partir da união e articulação das pessoas trans.

O CRPRS segue à disposição para apoiar e compor com os coletivos na defesa das pautas LGBT.

Busca de notícias:

  • Sites credenciados para atendimento online
  • O racismo tem dessas coisas
  • 9º CNP