+ - L T

Notícias

Administrativo

24/08/2017




CRPRS participa de 3° Encontro de TI Sistema Conselhos em Brasília  

O CRPRS participou entre nos dias 16 e 17 de agosto do 3° Encontro de TI do Sistema Conselhos, realizado na sede do CFP em Brasília, para discutir formas de integração e compartilhamento tecnológico entre as regionais. A reunião, que teve as presenças da conselheira Mariane Teixeira, do assessor de TI Álvaro Gastal e da coordenadora administrativa Evelise Campos, debateu, entre outros temas, a possibilidade de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que está sendo adotado no âmbito federal.

Pelo Sistema, todo o processamento de informações e processos no âmbito dos Conselhos será informatizado – o que vai gerar redução de custos e otimização de processos. Mas não haverá adesão compulsória ao SEI, já que as regionais terão autonomia para testar a ferramenta e decidir ou não pela sua utilização.

O 3º Encontro foi resultado das duas reuniões anteriores dos funcionários de TI do Sistema Conselhos, realizados respectivamente em Porto Alegre (2015) e Curitiba (2016). Os encontros serviram para lançar as bases de uma política de colaboração entre as unidades, que começa a ser implantada com o aval do CFP. “O encontro foi importante para validar esse movimento, que surgiu da base de vários conselhos, com vistas a otimizar recursos, reduzir custos e compartilhar as ferramentas tecnológicas disponíveis”, avaliou Mariane.

Além da implantação do SEI, o encontro de TI também discutiu formas para tornar o Siscaf mais eficaz, com a migração para o Siscafnet, e as mudanças na Carteira de Identidade Profissional (CIP) das/os psicólogas/os. O Siscaf, que centraliza as informações da categoria em todas as regionais, tem 13 anos de funcionamento e é considerado, no momento, insuficiente para as demandas do Sistema Conselhos.

“A linguagem do Siscaf naturalmente está ultrapassada. Nesse sentido, já há um piloto do Siscafnet sendo testado e um grupo de trabalho que analisa as alternativas de implantação”, explicou Álvaro Gastal. Em relação à CIP, o assessor do CRPRS disse que haverá a migração da identificação profissional para cartão magnético, com novas funcionalidades. Não há data, entretanto, para que a alteração do modelo seja feita.

Representando a diretoria do CFP na abertura do evento, o conselheiro Pedro Paulo Bicalho ressaltou a importância de os conselhos cada vez mais se unirem para atuar efetivamente como um Sistema, com ações mais coletivas e eficazes. “Buscar a tecnologia para nos ajudarmos, para nos comunicarmos melhor, para nos aproximarmos mais da nossa categoria, que já soma 298 mil psicólogas e psicólogos em todo o Brasil”, disse.

Para o supervisor de Tecnologia da Informação do CFP, Leomar Santana, é fundamental construir espaços que permitam pensar, ouvir e falar sobre tecnologia, não apenas sob a ótica dos profissionais desenvolvedores mas, também, acessíveis a todos que a utilizam no dia a dia. “O encontro foi uma ótima oportunidade para avaliar necessidades de cada regional, compartilhar experiências, pensar ações futuras e sistemas para melhorar os serviços prestados à categoria de psicólogas/os”, afirmou.

Gastal, por sua vez, resumiu a importância do 3º Encontro de TI do Sistema Conselhos em uma frase: “Finalmente atuamos como um grupo”.

Busca de notícias:

  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP