+ - L T

Notícias

Direitos Humanos

13/12/2017




CRPRS participa de ato que instituiu Dezembro Vermelho  

O conselheiro Angelo Brandelli Costa representou o CRPRS no painel público da Assembleia Legislativa de lançamento da lei 15.023/2017, que instituiu o Dezembro Vermelho no Rio Grande do Sul. A lei, de autoria do deputado Pedro Ruas (PSOL), tem como objetivo dar visibilidade às políticas de prevenção e tratamento á epidemia HIV/Aids.

O evento foi realizado na segunda-feira (11/12) e teve também as presenças, como painelistas, da cientista social Simone Ávila, coordenadora da Política Municipal de Saúde Integral LGBTQI+, e da representante do Fórum Movimento das Cidadãs Positivas e Fórum ONG/Aids/RS, Silvia Aloia. O Rio Grande do Sul, e em especial Porto Alegre, continua sendo o estado com maior incidência de contaminação entre todos os demais no país.

Brandelli destacou que houve um avanço aparente no combate à epidemia no Estado, especialmente em relação à queda no número de óbitos. Mas advertiu que apenas alguns resultados positivos não podem servir como álibi para a interrupção das políticas públicas de atenção.

“O retrato da epidemia hoje é muito diverso do que era há 30 anos, quando a doença atingia principalmente homens gays e brancos. Hoje se alastrou para populações primordialmente pobres e negras, pessoas trans, prostitutas, moradores de rua e usuários de drogas. Essas pessoas continuam se contaminando e morrendo, mas isso poderia ser evitado se continuarmos com as políticas voltadas para essas pessoas”, advertiu.

A lei, publicada no Diário Oficial do Estado em 16 de agosto, prevê a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, promoção de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e realização de eventos para o enfrentamento ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online