+ - L T

Notícias

Comunicação

26/06/2017




CRPRS participa de Encontro de Serviços Escolas de Psicologia  

O CRPRS participou da mesa de abertura do I Encontro de Serviços Escola de Psicologia de Porto Alegre e Região Metropolitana (ESEPPOA) realizado nos dias 23 e 24/06, no auditório de Odontologia da UFRGS. Os serviços escola têm por objetivo oferecer um espaço adequado à formação profissionalizante e ao exercício da prática e das competências aprendidas nos cursos de Psicologia por meio do atendimento das demandas da comunidade. 

A psicóloga do Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS Denise Balem Yates, uma das organizadoras do Encontro, destacou a necessidade de se fortalecer a relação dos Serviços Escolas com Órgãos Públicos e Fiscalizadores, buscando, assim, melhorar o fluxo de encaminhamentos e, consequentemente, qualificar o atendimento à população.

Representando o CRPRS e a Comissão de Formação, a conselheira Luciara Gervasio Itaqui destacou a importância de se pensar estratégias para os Serviços Escolas, espaços de formação em que as/os estudantes têm pela primeira vez contato com a prática. “Esse é o primeiro contato diante de questões práticas como a produção e a guarda de documentos, o sigilo, o fluxo de comunicação e os encaminhamentos entre usuários e rede”, afirmou. A conselheira ressaltou que o CRP está à disposição para orientar e fiscalizar essa atuação, destacando ações que vêm sendo realizadas, como os encontros com coordenadores de curso e supervisores de estágio promovidos pela Comissão de Formação. “O CRP não tem gerencia direta sobre algumas questões relacionadas à formação, mas trabalha para qualificar os Serviços Escolas e pode problematizar junto ao MEC aspectos que interferem na formação dos profissionais psicólogos”.

As “Recomendações aos Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo” – material elaborado pelo CRPSP em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) – e o próprio Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o foram citados como materiais que orientam a atuação nessa prática. Lembrando que em caso de dúvidas, a Área Técnica do CRPRS está à disposição para atendimento pelo 0800.001.0707 ou pelo e-mail orientec@crprs.org.br.  

Logo após as falas de abertura, a psicóloga Sandra Ribeiro de Almeida Lopes, professora da Universidade Mackenzie de São Paulo, falou sobre perspectivas e desafios na implementação de Serviços-Escola em Psicologia.

O Encontro teve o patrocínio do CRPRS, por meio do Edital Público para Concessão da Patrocínio nº 002/2016, e contou com a participação de estudantes de Psicologia, professoras/es e psicólogas/os de todas as Universidades, Centros Universitários e Faculdades de Psicologia.  

 

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade