+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

08/10/2018




CRPRS participa de fórum de debate sobre seguridade social  

O CRPRS em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social, a Frente Gaúcha em Defesa do SUAS, o Fórum em Defesa do SUS/RS e o Conselho Regional de Serviço Social promovem no próximo dia 18 de outubro o seminário “A Seguridade Social e os impactos das atuais mudanças no acesso a serviços e benefícios”. O evento ocorre das 8h30 às 17h30 no Auditório do CAFF – Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501), em Porto Alegre.

Além dos debates sobre as restrições recentes ao financiamento da seguridade social no país, promovido pela PEC 95, que congelou os gastos públicos por 20 anos, haverá três oficinas abertas aos interessados: a centralidade do Cadastro Único no acesso aos benefícios e seus impactos, o financiamento da Seguridade Social e os impactos das atuais mudanças no acesso a serviços e benefícios e interface entre a saúde, previdência e assistência social e os desafios e impactos no acesso aos serviços e benefícios.


O evento tem apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, FASC/PMPA, DAS/STDSJDH, SINDSPREV-RS, Fórum Estadual de Trabalhadores/as do SUAS, Fórum Estadual de Usuários/as do SUAS e Fórum Estadual de Assistência Social Não-Governamental.

Confira a programação na íntegra:

8h – Inscrições, credenciamento e coffe break

8h30 – Abertura

9h – Mesa 1: “A Centralidade do Cadastro Único no acesso aos benefícios e seus impactos”, com convidadas/os da SENARC, DAS/CadÚnico e DPU

10h – Debate

10h30 – Mesa 2: “O financiamento da Seguridade Social e os impactos das atuais mudanças no acesso a serviços e benefícios”, com Evilásio da Silva Salvador (UnB)

11h30 – Debate

12h30 – Almoço/Intervalo

14h – Oficinas 1, 2 e 3:

• Sala 1: A centralidade do Cadastro Único no acesso aos benefícios e seus impactos. Facilitadoras/es: Leila Thomassim (CEAS/RS) e Daniel Emmanuel (FENASPS/SINDISPREV/RS)

• Sala 2: O financiamento da Seguridade Social e os impactos das atuais mudanças no acesso a serviços e benefícios. Facilitadoras: Tuane Vieira Devit (Fórum em Defesa do SUS/RS) e Léa Maria Biasi (Fórum Estadual de Assistência Social Não Governamental).

• Sala 3: Interface entre a saúde, previdência e assistência social e os desafios e impactos no acesso aos serviços e benefícios. Facilitadoras/es: Jussara Rauth (Conselho da Pessoa Idosa) e Tiago Martinelli (UFRGS).

17h – Plenária de encerramento

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online