+ - L T

Notícias

Sistema Prisional

13/07/2017




CRPRS participa do I Congresso Interinstitucional do Sistema Carcerário  

O Fórum Interinstitucional Carcerário (FIC) vai realizar seu primeiro congresso no Rio Grande do Sul nos dias 17 e 18 de agosto. Criado no final de 2011 por sugestão da Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça, o FIC reúne diversas entidades num espaço de interlocução para propor soluções ao sistema prisional do Estado. O CRPRS integra a composição oficial do Fórum desde novembro de 2015.

Os debates ocorrerão no auditório do TJ em Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornelas, 50, Prédio II, Térreo) e haverá atividades paralelas no Espaço Multicultural da Biblioteca do Unilasalle, em Canoas (Avenida Victor Barreto, 2288). O encontro é aberto a todas as entidades que compõem o FIC e também a acadêmicos.

Os participantes serão divididos em grupos de trabalho, com o objetivo de debater temas estratégicos para o objeto de estudo do Fórum. No final, as discussões servirão como base para a elaboração da carta do Fórum. A conferência de encerramento está marcada para as 17h30 do dia 18. Logo após, haverá um jantar de confraternização.

Serão palestrantes do evento Branca Bernardi, Diógenes Hassan Ribeiro, Gilmar Bortolotto, Lúcio Antônio Machado Almeida, Marcos Rolim, Mariana Muniz Capellari, Maurício Kuehne, Pery Assis Shikida e Rodrigo Duque Estrada Roig.

Na biblioteca da Unilasalle serão realizadas atividades culturais, como a exposição fotográfica do juiz da Vara de Execuções de Porto Alegre, Sidinei Brzuska, e painéis e obras de arte produzidas sobre a realidade prisional. Haverá também palestras de Leandro Ayres França (Faculdades Estácio, RJ), Simone Schroeder (Uniritter, RS) e Vanessa Chiari e Celso Rodrigues, do projeto “A arte liberta”, da UFRGS, além de conferência do psicanalista e promotor aposentado Cyro Marcos Silva.

Além de estudar e debater questões relativas à realidade carcerária, o Fórum fomenta e estimula políticas públicas voltadas ao sistema prisional, adotando posição crítica em relação ao papel de cada uma das instituições. O grupo realiza visitas periódicas às principais casas prisionais do Estado e divulga relatórios semestrais sobre a situação de cada local. Além do CRPRS, participam do FIC Defensoria Pública, OAB, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e representantes do poder Executivo.

Mais informações e inscrições pelo site eventos.unilasalle.edu.br. 

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade