+ - L T

Notícias

Direitos Humanos

04/07/2017




CRPRS presente no 2º Curso Saúde da População Trans e Travesti  

O CRPRS participou do 2º Curso Saúde da População Trans e Travesti – Produzindo ferramentas contra a patologização realizado entre os dias 27 e 29 de junho pelo Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Sexualidade e Raça (CRDH) – Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX) da UFRGS. O curso foi contemplado pelo Edital de Patrocínio do CRPRS.

Representando o CRPRS, a conselheira Priscila Pavan Detoni, presidente da Comissão de Direitos Humanos, participou da mesa de abertura destacando a importância do tema para o Sistema Conselhos de Psicologia. “Entendemos que a Psicologia produziu, por muito tempo, estigmas relacionados a questões de gênero e sexualidade, principalmente para a população trans. Hoje precisamos reparar isso, produzindo cuidado e garantia de direitos”, destacou. Atualmente, o CRPRS participa de Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Psicologia que defende a manutenção da Resolução CFP nº 001/1999 e discute sua atualização. Priscila também citou a participação do Conselho em GT do CFP dedicado à discussão do tema Psicologia e Laicidade, para que o fundamentalismo religioso não se sobreponha a questões políticas e, consequentemente, à Política de Saúde. A conselheira lembrou que as reuniões da Comissão de Direitos Humanos, que ocorrem quinzenalmente, são abertas a participação de toda categoria. A agenda está disponível no site crprs.org.br/atividades.

A mesa de abertura também contou com a participação do professor Henrique Caetano Nardi, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX) e do Centro de Referência em Direitos Humanos: Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH) do Instituto de Psicologia da UFRGS e da professora Paula Sandrine Machado, coordenadora adjunta do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX/UFRGS). Para Henrique Nardi, a população trans está mais vulnerável ao recrudescimento político que vivemos. “Precisamos reunir experiências e ferramentas para ir para o embate de forma mais sólida”. Paula Sandrine Machado lembrou que a ideia de organizar a primeira edição do curso surgiu para atender demanda de uma psicóloga do Maranhão. “O evento cresceu, teve uma grande procura e despertou o interesse de muitas pessoas mostrando que ainda há muitas lacunas na formação de profissionais da saúde para atender a população trans”.

- > Saiba mais sobre as ações do CRPRS em defesa da Resolução CFP nº 001/1999 acessando crprs.org.br/diversidade

Busca de notícias:

  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP