+ - L T

Notícias

Formação

19/06/2018




CRPRS recebe futuras/os psicólogas/os em sua sede  

O projeto Visita ao CRPRS reuniu estudantes da Unisinos, IPA e Imed na sede do CRPRS, na sexta-feira, 15/06. As/Os estudantes foram recepcionadas/os pela relações-públicas Belisa Giorgis, que ressaltou a importância de as/os futuras/os profissionais se aproximarem do Conselho desde já para entender como surgem as decisões que norteiam o exercício profissional. A forma de articulação das ações no CRP, por meio do trabalho das Comissões, Núcleos e Polos, a estrutura do Sistema Conselhos de Psicologia e suas instâncias deliberativas e os veículos de comunicação do CRPRS com a categoria foram apresentados às/aos alunos. Todas/os foram convidadas/os a participar do Encontro Gaúcho da Psicologia, que será realizado em agosto.

Orientações sobre o processo de inscrição foram passadas pela funcionária Renata Severgnini, responsável pelo setor de Cadastro. Renata esclareceu que o registro, necessário para o exercício regular da profissão, pode ser solicitado a qualquer momento após a colação de grau, não havendo um prazo específico para isso. O pagamento da anuidade é gerado pela inscrição no Conselho Regional de Psicologia, independentemente de o profissional estar ou não exercendo a profissão.

A psicóloga fiscal Flávia Cardozo de Mattos apresentou as principais resoluções que embasam a prática profissional da/o psicóloga/o. Citou alguns cuidados que as/os profissionais devem ter ao divulgar seu trabalho, seguindo as recomendações do Art. 20 do Código de Ética e tendo cautela com o uso de nomes comerciais e estratégias de divulgação apelativas, que acabam desqualificando o trabalho da/o psicóloga/o.

Representando a atual gestão do CRPRS, a conselheira Mayte Raya Amazarray, presidente da Comissão de Formação, falou sobre a valorização dessa aproximação com as universidades e com as/os futuras/os profissionais, por meio de ações como o projeto Visita ao CRPRS, encontro com coordenadores de curso e participação em cerimônias de colação de grau. Mayte citou a iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia em revisar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia, uma iniciativa em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi). Construída de forma coletiva, as novas diretrizes buscam parâmetros de formação mais adequados à realidade atual, às necessidades sociais e aos compromissos da Psicologia com a população brasileira.

A próxima edição, última do semestre, será realizada em 29/06. Para participar, basta inscrever-se em crprs.org.br/visita.

 

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online