+ - L T

Notícias

Relações Raciais

03/08/2018




CRPRS retoma em agosto debates sobre racismo e Psicologia  

O Núcleo de Relações Raciais do CRPRS retoma em agosto os debates da campanha "O racismo tem dessas coisas", que apresentou depoimentos de pessoas vítimas de racismo em 2016 como forma de enfrentamento ao preconceito. O ciclo visa promover a reflexão sobre estratégias de superação do racismo em diferentes campos de atuação da Psicologia, incluindo locais de trabalho, organizações, políticas públicas, formação, socioeducação, entre outros.

Em 2016, a campanha utilizou a clínica do testemunho como estratégia de visibilização do racismo. Os depoimentos expuseram as vivências de angústia e desamparo de pessoas vítimas de violência racial, que em geral tem seu impacto subjetivo minimizado pela sociedade. 

O ciclo de debates "O racismo tem dessas coisas" promoverá quatro mesas-redondas até o final deste ano abordando os seguintes campos de atuação da Psicologia: formação, juventude, psicoterapia e políticas públicas. Os encontros, abertos ao público em geral, serão realizados no auditório do CRPRS (avenida Protásio Alves, 2854/4º andar), sempre das 18h às 21h.

A programação terá início no próximo dia 30 de agosto (quinta-feira) com o debate sobre racismo na formação de psicólogas/os e as presenças de Liziane Guedes da Silva, mestranda em Psicologia Social (UFRGS) e pesquisadora das temáticas relações raciais, saúde da população negra e produção de subjetividade; Rossana da Rosa do Carmo, psicóloga clínica e especialista em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica (Instituto Contemporâneo); e Silvia Regina Ramão, mestre em Saúde Coletiva e vinculada ao serviço de saúde do Hospital Conceição.

Inscrições abertas para 30/08



O ciclo de debates prossegue em setembro, outubro e novembro conforme calendário informado pelo Núcleo de Relações Raciais do CRPRS.

27/09 - O racismo tem dessas coisas: na juventude

25/10 - O racismo tem dessas coisas: na psicoterapia

29/11 - O racismo tem dessas coisas: nas políticas públicas

A programação dos próximos encontros será divulgada em breve.

Busca de notícias:

  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online