+ - L T

Notícias

Comunicação

07/05/2018




Edição 78 da revista EntreLinhas já está circulando  

Já está circulando a edição nº 78 da revista EntreLinhas, publicação quadrimestral do CRPRS que traz como reportagem principal a nova lei da escuta protegida de crianças e adolescentes, que entrou em vigor em abril. A lei 13.431 amplia o Sistema de Garantia de Direitos ao permitir que jovens vítimas ou testemunhas de violência possam prestar depoimento sem reiterar as agressões e sem manter contato com os agressores.

A entrevista da edição é com a psicóloga Silvia Helena Koller, fundadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-Rua) da UFRGS, e uma das maiores especialistas do país em abordagem ecológica do desenvolvimento humano (AEDH). Na entrevista, Silvia alerta para o aumento da vulnerabilidade de crianças e adolescentes, fala sobre o conceito de resiliência e também crtitica o atual estado da pesquisa científica no Brasil. Confira o depoimento da entrevistada em vídeo.

A versão digital está disponível em crprs.org.br/entrelinhas e também foi enviada por e-mail a toda a categoria e demais cadastrados para recebimento de newsletters do CRPRS. Nessa versão é possível baixar a edição na íntegra, os PDFs das matérias em separado e folhear a publicação. A edição impressa já foi enviada pelos Correios.

Na seção Psicologia e Pesquisa, a psicóloga Priscila Pavan Detoni aborda trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos em Gênero e Saúde Mental do Laboratório de Psicopatologia, Psicanálise e Linguagem do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). O artigo “(In)visibilidade da violência contra as mulheres na saúde mental”, das pesquisadoras Mariana Pedrosa e Valeska Zanello, oferece uma contribuição importante para entender as dificuldades de notificação de casos por parte das/os profissionais dos serviços de atendimento psicossocial.

A seção Orientação apresenta a Nota de Orientação publicada pelo CRPRS em abril sobre a necessidade de notificação em caso de violação de direitos de crianças e adolescentes durante o exercício profissional da psicólogas/os. O conteúdo, produzido pela área técnica do CRPRS, detalha o documento.

A edição nº 78 também traz textos sobre a nova regulamentação do atendimento online, já aprovada pela Apaf e que aguarda publicação, e sobre os 15 anos da Resolução 018/2002, em relação à atuação profissional em casos de discriminação racial. Na seção Dia a Dia Psi, dicas de como a arquitetura pode ajudar a atuação da psicólogas/os ao transmitir, além de seriedade discrição, também conforto e aconchego.

Na seção Relato de Experiência, a psicóloga Lisandra Garcia narra sua atuação como adepta da zooterapia – que utiliza cães treinados para ajudar no tratamento de crianças e idosos, incluindo bebês com Síndrome de Down.

A edição traz também, na seção Você sabia que... , um balanço das atividades da Área Técnica do CRPRS em 2017.

 

  • Não recebeu a edição impressa? Quer continuar recebendo a EntreLinhas em casa?

    A partir de 2018, o CRPRS passou a enviar a versão impressa da EntreLinhas apenas às/aos psicólogas/os que manifestaram interesse em continuar recebendo a publicação pelos Correios. Além de ser uma opção sustentável, a versão digital permite maior conectividade e acessibilidade.

    Mas quem perdeu o prazo de adesão, esgotado em 31 de janeiro, ainda pode manifestar interesse em receber a versão impressa. Para isso, preencha o formulário em crprs.org.br/entrelinhasimpressa e faça sua opção para receber a partir da edição nº 79 pelos Correios.

 

 

Busca de notícias:

  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online