+ - L T

Notícias

Comunicação

25/07/2017




EntreLinhas nº 76 é lançada  

Foi publicada a edição nº 76 da EntreLinhas, que está disponível na versão digital e está sendo recebida por e-mail e pelos Correios pelas/os psicólogas/os. Na versão digital, é possível baixar a edição na íntegra, os PDFs das matérias em separado e folhear a publicação.

Acessibilidade é o tema da reportagem principal, que trata de como a Psicologia pode contribuir na ampliação de políticas de inclusão, atuando pela desconstrução de políticas paternalistas e assistencialistas e de preconceitos. Em artigo, a violência no trabalho é abordada pela psicóloga Carmem Regina Giongo, discutindo sua banalização a ponto de tornar-se entretenimento em programas de televisão. A atuação da/o psicóloga/o em processos de adoção é tema de reportagem, tratando das diferentes etapas do trabalho da/o profissional nessa situação. O aconselhamento para HIV é discutido pela psicóloga Jenny Milner Moskovics, que aborda em artigo a importância da ação como uma porta de entrada a diversas estratégias de resposta à epidemia. E a Psicologia Humanista é tratada em entrevista realizada com o seu precursor no Brasil, José Arvedo Flach, o Irmão Henrique Justo.

Entre outros temas abordados na edição, estão a disciplina sem agressividade, no relato de experiência da psicóloga Janet Marize Vivian, e psicoterapia e idosos, no resumo expandido do artigo de Thiago Vinicius Monteleone e Carla Witter.

Na página de Orientação, produzida pela Área Técnica do CRPRS, são apresentadas orientações sobre atendimento e avaliação psicológica com intérprete, para estrangeiros ou pessoas com deficiência. A Área Técnica também está presente no espaço "Você sabia que...", com os números e outras informações das ações do serviço de orientação e fiscalização do CRPRS.

A seção Dia a Dia Psi, que traz informações importantes para o cotidiano das/os profissionais, trata sobre contratos e cobrança de honorários, em colaboração da advogada Maria Cristina Carrion Vida de Oliveira, secretária-geral adjunta da OAB/RS. 

O filme "Intocáveis", a obra de Oliver Sacks e a publicação sobre os 40 anos do curso de Psicologia da UFRGS são comentados na Dica Cultural. Em Fique Atento, estão notas sobre ações do CRPRS de aproximação com universidades, o Projeto de Lei nº 769/2015, conhecido como das 30 horas, a política de descentralização, com a criação de polos regionais, e o cadastro para recebimento da versão impressa da EntreLinhas a partir de 2018.

 

  • Quer continuar recebendo o EntreLinhas impresso?

    A partir de 2018, o CRPRS somente enviará a versão impressa do EntreLinhas às/aos psicólogas/os que manifestarem interesse em continuar recebendo a publicação pelos Correios.

    O envio do EntreLinhas Digital seguirá sendo realizado por e-mail a todas/os as/os inscritas/os. Além de ser uma opção sustentável, a versão Digital permite maior conectividade e acessibilidade.

    Para manifestar interesse em receber o EntreLinhas impresso, preencha o formulário em crprs.org.br/entrelinhasimpresso

 

Busca de notícias:

  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online