+ - L T

Notícias

Comunicação

19/05/2017




Evento na IMED debate abuso sexual de crianças e adolescentes  

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18/05, o CRPRS participou de workshop e palestra sobre o tema.

Pela manhã, a conselheira Cristina Maranzana da Silva, presidente da Comissão de Políticas Públicas, participou do workshop Identificar para intervir: abuso sexual de crianças e adolescentes, comandado pelas psicólogas Rute Agulhas e Joana Alexandre, ambas de Portugal. Junto com uma mestranda, elas desenvolveram um jogo de prevenção ao abuso sexual infantil chamado “Vamos prevenir! As aventuras do Buzio e da Coral”, que tem o objetivo de auxiliar as crianças a terem conhecimento e habilidades para prevenirem-se de um possível abuso sexual. O workshop teve sequência na parte da tarde, com a presença da conselheira Priscila Pavan Detoni, presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Às 19h, a conselheira Priscila Pavan Detoni participou da mesa de abertura da palestra “Abuso sexual infantil: teoria e intervenção”, ministrada pelas duas portuguesas e pela professora da PUCRS Luísa Habigzang. Priscila destacou a importância do tema para o Conselho Regional de Psicologia, já que a profissão tem o compromisso ético e político de identificar para intervir em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Priscila destacou que 70% das vítimas de violência ou abuso sexual são crianças e adolescentes, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e que 89% dos casos de estupro infantil registrados são com meninas. “Esse tema vem sendo debatido principalmente nas Comissões de Direitos Humanos, Políticas Públicas e Avaliação Psicológica, espaços abertos à participação de psicólogas/os e estudantes”. A agenda das reuniões dessas Comissões pode ser acompanhada pelo site crprs.org.br/atividades. Priscila declarou estar feliz por ver investimentos na área da pesquisa dessa temática auxiliando as/os trabalhadoras/es que estão na ponta.  

O professor Alexandre Horn, diretor da IMED; o professor Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da IMED e o professor Vinícius Renato Thomé Ferreira, coordenador do Programa de Pós-Graduação da IMED, também participaram da mesa de abertura.  

“A atividade buscou instrumentalizar estudantes e profissionais de várias áreas de forma teórica e prática na identificação, revelação ou suspeita de abuso sexual”, avaliou Naiana Dapieve Patias, docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da IMED, responsável pela organização do evento.  

Edital de Patrocínio

O CRPRS recebe até as 12h do dia 02/06 as propostas de solicitação de patrocínio pelo Edital Público para concessão de patrocínio a eventos científicos, técnico-profissionais ou temáticos. Os eventos deverão ter a finalidade de divulgar, desenvolver, orientar e/ou fortalecer a ciência da psicologia, as/os profissionais, a categoria das/os psicólogas/os, propiciar o intercâmbio entre as/os psicólogas/os, no âmbito regional e nacional, demonstrando a sua abrangência e relevância a sociedade. 

 

Busca de notícias:

  • Sites credenciados para atendimento online
  • O racismo tem dessas coisas
  • 9º CNP