+ - L T

Notícias

Subsede Centro-Oeste

05/10/2017




Evento sobre suicídio e mídia reuniu público expressivo em Santa Maria  

Mais de cem pessoas, entre estudantes, profissionais de psicologia e público em geral, estiveram presentes no Salão de Atos da Unifra, em Santa Maria, na última sexta-feira (29), para o evento "Suicídio e questões midiáticas". Promovida pelo Núcleo de Psicoterapia da Subsede Centro-Oeste, a atividade debateu o papel da imprensa nas ações de prevenção ao suicídio.

Com a presença da jornalista Carolina Carvalho, que em 2016 desenvolveu uma ampla série sobre o tema no Diário de Santa Maria, o evento aproximou o público psi das características técnicas da mídia, incluindo a cobertura de celebridades e de casos cotidianos. Segundo Carolina, o mais importante é sempre preservar as vítimas e suas famílias – que são as pessoas que mais sofrem com esses atos extremos, apesar da curiosidade do público.

O interesse da jornalista pelo tema é tão grande que a série de reportagens produzida em 2016 deu origem a uma cartilha de conduta profissional sobre como noticiar casos priorizando a prevenção e evitando coberturas sensacionalistas. Além de editora no DSM, Carolina é mestranda em Ciências Sociais na UFSM.

O evento também teve a participação do Roberson Rosa dos Santos é doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS e atua profissionalmente no Núcleo de Apoio à Atenção Básica de Três Cachoeiras e no CRAE de Imbé. Santos fez um histórico da reação social aos casos de suicídio e também chamou a atenção do público sobre os sintomas de sofrimento psíquico, tanto das vítimas quanto das famílias.

A conselheira Patrícia de Moraes Silva, responsável pelo evento, explicou que o tema do suicídio ainda é pouco debatido publicamente. “Mesmo assim, está presente tanto na sociedade quanto na atuação de psicólogas e psicólogos. É fundamental que o CRP proponha espaços de discussão sobre o assunto”, justificou. Patrícia acrescentou que o evento, realizado pelo segundo ano consecutivo, deverá ser fixado no calendário de atividades da Subsede.

A atividade é promovida pelo Núcleo de Psicoterapia da Subsede Centro-Oeste e Comissão Gestora da Subsede Centro-Oeste, com apoio do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) - Laboratório de Práticas em Psicologia.

Busca de notícias:

  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP