+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

20/03/2017




Fortalecimento da Psicologia na Assistência Social foi tema de encontro da ABRAPAS  

Conselheiras/os e colaboradoras/es do CRPRS participaram do I Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social – ABRAPAS realizado na sexta-feira, 17/03, em Florianópolis. O evento reuniu trabalhadoras/es, usuárias/os, estudantes, conselheiras/os de direito e instituições que se interessam pelo desenvolvimento da Psicologia na Assistência Social no Brasil.

Com o tema “Trabalho Social com Famílias no SUAS: Contribuições da Psicologia”, o I Encontro Regional Sul foi realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. Além da ABRAPAS, Conselhos Regionais de Psicologia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também participaram da organização da atividade, que teve apoio do Conselho Federal de Psicologia.

Pela manhã, a presidente do CRPRS Silvana de Oliveira participou de mesa redonda sobre o cenário atual da atuação das/os profissionais da Psicologia nas diferentes proteções sociais no estado do Rio Grande do Sul. À tarde, o conselheiro Augusto Fassina participou da mesa redonda “O papel social e político do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social: experiências nos estados da Região Sul”.

A ABRAPAS é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 22 de agosto de 2016 por um grupo de psicólogas e psicólogos participantes do III Seminário Nacional de Psicologia na Assistência Social, que estiveram reunidos tendo por finalidade, fundar uma associação de direito privado, sem fins econômicos, sem cunho partidário. Tem o objetivo de congregar psicólogas e psicólogos que se interessam pelo fortalecimento da Psicologia na Assistência Social no Brasil e promover o intercâmbio de trabalhadores, usuários, estudantes, conselheiros de direito e instituições que se interessam pelo desenvolvimento da Psicologia na Assistência Social no Brasil.

No CRPRS, a inserção das/os psicólogas/os na Assistência Social vem sendo debatida pela Comissão de Políticas Públicas (CPP), que realiza reuniões semanais, sempre nas quartas-feiras às 17h30 na sede do CRPRS. O intuito da CPP é construir e ampliar alianças, buscando apoios da própria categoria, por meio de ações que fortaleçam a importância do papel da Psicologia no SUAS. “Essas ações perpassam pelo Controle Social, com a participação de representantes do CRPRS em conselhos de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e Adolescente em diversos municípios. Acreditamos que essa é uma forma de ampliar os posicionamentos do CRP e também fomentar a garantia de acesso a direitos que deveriam estar assegurados pela constituição à população”, explica o conselheiro Augusto Fassina, integrante da CPP.

Próximas atividades

Em maio, dias 05 e 06, a CPP irá organizar evento sobre documentos e registros do Sistema Único de Assistência Social. No dia 03/06 haverá capacitação para os representantes do CRPRS no Controle Social referente a avaliações orçamentárias dos conselhos municipais.

De 04 a 06 de setembro, será realizado o Encontro Nacional da ABRAPAS, em São Paulo.    

Busca de notícias:

  • Sites credenciados para atendimento online
  • O racismo tem dessas coisas
  • 9º CNP