+ - L T

Notícias

Comunicação

09/06/2017




Futuras/os psicólogas/os participam do Visita ao CRPRS  

Cerca de 60 estudantes de Psicologia participaram da última edição do semestre do projeto “Visita ao CRPRS”, realizado na noite de quarta-feira, 07/06, na sede do CRPRS em Porto Alegre. Alunas/os da Cesuca, IPA, Uniritter e Unilassale tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia e esclarecer dúvidas sobre a prática profissional. A atividade contou com a presença de conselheiras/os integrantes da Diretoria do CRPRS.

A relações-públicas Nádia Miola abriu o evento falando sobre a estrutura do CRPRS, citando comissões e núcleos em atividade no Conselho. Nádia destacou que esses espaços são abertos à participação de estudantes e convidou a todas/os a participar das atividades do Conselho. 

Logo após, a funcionária Renata Severgnini, representando o setor de Cadastro, orientou as/os futuros profissionais sobre procedimentos necessários para inscrição no CRPRS e exercício regular da profissão. Também salientou a obrigatoriedade de a/o psicóloga/o manter o seu cadastro atualizado.

A coordenadora da Área Técnica, Letícia Giannechini, falou as funções principais do Conselho, orienta e fiscalizar as/os profissionais em seu exercício profissional; regulamentar a profissão por meio de resoluções e Código de Ética e apurar irregularidades, processar e julgar profissionais que cometem infrações em seu exercício profissional. Letícia ressaltou o serviço de orientação à comunidade sobre os serviços prestados pelas/os psicólogas/os. O Art. 1º do Código de Ética, alínea “b”, que trata do dever da/o psicóloga/o assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente; a questão do sigilo profissional, conceito importante, que atravessa todas as áreas de atuação do psicólogo; a Resolução CFP nº007/2003, a importância da/o psicóloga/o estar atendo a emissão de documentos escritos, já que as/os profissionais recebem cada vez mais demandas desse tipo; a Resolução CFP nº001/2009, que fala da obrigatoriedade de registro e informação sobre os serviços realizados; necessidades para abertura de consultório foram alguns dos pontos destacados por Letícia em sua apresentação. 

A presidente do CRPRS, Silvana de Oliveira, falou sobre o empenho da atual gestão em fortalecer a relação das/os psicólogas/os com o Conselho, promovendo ações pautadas na valorização da profissão, transparência, acessibilidade e descentralização. “Estamos aprimorando os instrumentos de transparência, para que psicólogas/os tenham acesso a informações claras sobre para onde vai a anuidade que paga. O maior retorno que pode ter é participando das atividades do Conselho, usando esse espaço que é de todas/os”, afirmou. Como exemplo de ações de descentralização, Silvana citou a organização de polos regionalizados e a aposta em tecnologia para possibilitar maior aproximação da categoria, com a transmissão online de eventos, FalaCRP e OrientaPsi, por exemplo.

Durante o primeiro semestre de 2017 foram realizadas três edições do Visita ao CRPRS, totalizando 178 participantes. A agenda do Visita ao CRPRS para o segundo semestre será divulgada em breve pela Comissão de Formação.  

Busca de notícias:

  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP