+ - L T

Notícias

Encontro Gaúcho da Psicologia

03/08/2018




Mesas temáticas do Encontro Gaúcho da Psicologia refletem a pluralidade da profissão  

As 17 mesas temáticas que integram a programação do Encontro Gaúcho da Psicologia foram pensadas para refletir a pluralidade da profissão. A proposta é abordar temas atuais relacionados à prática profissional da/o psicóloga/o em diferentes áreas, de forma transversal e ampla. Assim, profissionais com diferentes experiências e ponto de vista participam de cada mesa.

As mesas serão realizadas no Teatro Dante Barone e nas salas Espaço da Convergência (térreo), João Neves da Fontoura – Plenarinho (3º andar) e Espaço da Convergência (térreo) da Assembleia Legislativa do Estado (Praça Marechal Deodoro, 101). Para participar, é preciso estar inscrito no Encontro Gaúcho da Psicologia. Inscrições e mais informações em crprs.org.br/encontrogaucho.

Confira programação das mesas temáticas e conheça quem serão os convidados para cada atividade:

Quinta-feira, 16/08

Democracia, segurança pública e mídia: a produção da realidade
Horário: 16h30
Local: Sala Maurício Cardoso (4º andar da AL)
Convidados:
- Júlia Barros Schirmer: Graduada em direito e especialista em Direitos Humanos (UFRGS), mestra em Direitos Humanos e Cidadania (UnB). Servidora pública federal, atuou, entre os anos 2011 e 2014, junto à Assessoria Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, encarregada do acompanhamento de casos de violações de direitos humanos contra o Estado brasileiro perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, especialmente em relação a demandas envolvendo sistema prisional, sistema socioeducativo e comunidades indígenas. Membro do IDHESCA - Instituto de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais -, representando a organização no Comitê Estadual Contra a Tortura do Rio Grande do Sul, colegiado do qual é coordenadora pela sociedade civil desde 2016.
- Ines Hennigen: Psicóloga (UFRGS), doutora em Psicologia (PUCRS), docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, coordenadora do grupo de pesquisa LECOPSU: Leituras do contemporâneo e Processos de subjetivação. 
- Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo: Doutor em Sociologia (UFRGS), com Pós-Doutorado em Criminologia (Universidades de Ottawa e Pompeu Fabra). Professor Titular da Escola de Direito da PUCRS, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Ciências Criminais da PUCRS. Membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos e Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Sexta-feira, 17/08

►Superação de limites e cultura da inclusão e diversidade
Horário: 08h30
Local: Teatro Dante Barone
Convidados:
- Gabriel Feiten: Psicólogo com especialização em Psicologia do Esporte e Exercício Físico (Feevale). Atua como psicólogo clínico do Centro Atenção Psicossocial (CAPS) de Três Coroas desde 2012 e é atleta paralímpico de natação e ciclismo.
Leonardo Couto Rodrigues: Psicólogo, psicoterapeuta, mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física e o Esporte (Universidade de Córdoba – Espanha), tem formação em Psicoterapia de Grupo (Psicodrama) pelo IDH (Instituto de Desenvolvimento Humano - POA). É instrutor de kite surf pela IKO nível 1 (International Kiteboarding organization), praticante de artes marciais desde a infância, instrutor de boxe há mais de 15 anos, surfista, velejador de wind e kite surf, praticante de corrida de rua.
- Luciana Tisser: Psicóloga, mestre e doutora em Ciências da Saúde/Neurociências, professora da Imed Poa e Intcc.
Rafaela Bertoldi: Psicóloga com especialização em Pedagogia nas Organizações Empresariais e Sociais (URI - Campus de Erechim), especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual (IDEAU) e especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico (Feevale). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. É membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física e do Núcleo de Estudos em Pedagogia e Psicologia do Esporte da UFRGS. É membro do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS). Tem experiência na área de Psicologia do Esporte, Esporte Paralímpico e Adaptado.
- Regina Sordi: Psicóloga com doutorado em Psicologia da Educação (UFRGS) e especializações em Psicopedagogia (Epsiba/BsAs) e Psicanálise (Sppa).

Estar vivo e estar morto na clínica, na escola e nas organizações
Horário: 08h30
Local: Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho (3º andar)
Convidados:
Bruno Chapadeiro Ribeiro: Psicólogo, mestre em Ciências Sociais (UNESP), doutor em Educação (UNICAMP) com período sanduíche pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Sorbonne/ Paris, França). Atualmente é Pós-doutorando em Saúde Coletiva (UNIFESP) e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
- Luciane Slomka: Psicóloga, especialista em Psico-Oncologia (PUCRS), mestre em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS), psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Professora do curso de Psicologia da UNISINOS
- Tania Fortuna: Pedagoga, com especialização em Jean Piaget: a gênese do conhecimento e da linguagem (UFRGS), mestre em Educação na área de Psicologia Educacional (UFRGS), doutora em Educação (UFRGS). Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação (UFRGS).

► A formação, o exercício e a ética profissional em Psicologia fazem a diferença?
Horário: 8h30
Local: Espaço da Convergência (térreo)
Convidados:
- Carolina Falcão: Psicóloga. Psicanalista. Doutora em Psicologia (PUCRS). Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da PUCRS. Supervisora dos Estágios em Psicologia Clínica do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS e da Sigmund Freud Associação Psicanalitica.
- Jefferson de Souza Bernardes: Doutor em Psicologia Social (PUCSP), mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS), diretor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Judicialização e criminalização da vida: Psicologia e relações com a Justiça
Horário: 10h30
Local: Teatro Dante Barone
Convidados:
- Cristina Schwarz: Psicóloga (UFRGS), especialista em atendimento clínico (UFRGS), mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Servidora da Defensoria Pública do Estado do RS.
- Fabio Dal Molin: Psicólogo, professor da Universidade Federal de Rio Grande-FURG. Coordenador do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Psicanálise e Arte – LEXPARTE.
- Shouzo Abe: Especialista em Psicologia Jurídica e Docência Superior, vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia Goiás, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

► A constante formação em psicologia: quando a supervisão faz a diferença
Horário: 10h30
Local: Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho (3º andar)
Convidados
- Barbara Conte: Psicanalista, doutora em Psicologia (Universidade Autônoma de Madri). Membro Pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Coordenadora do projeto SIG Intervenções Psicanalítica. Integrante do Projeto Clínicas do Testemunho Comissão de Anistia/ Ministério da Justiça (2013/2017) e do Centro de Estudos e Reparação Psíquica RS/ Fundo Newton (2015/2018).  
- Branca Regina Chedid: Graduada em Psicologia (PUCRS0, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, especialista em Análise Institucional (UFRGS). Sócia do Instituto de Psicologia Social de Porto Alegre Pichon-Rivière; ex-participante de equipes de psicologia em hospitais de grande porte durante vários anos; ex-assessora técnica da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento da UERGS; experiência em avaliação, atendimento individual, grupal e de familiares de dependentes químicos; analista institucional em organizações de ensino, trabalho e saúde. Supervisora clínico-institucional de CAPS I, II, AD e CAPSIA pelo Ministério da Saúde e Centro de Referência as Mulheres Vítimas de Violência.
Marta Conte: Psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), doutora em Psicologia Clínica (PUCSP), pós-doutora (Fundação Oswaldo Cruz). Atualmente é servidora pública na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, atuando como psicóloga no Hospital Sanatório Partenon e como docente, orientadora e pesquisadora da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul. É integrante do Fórum Gaúcho de Redução de Danos.

► Diversidade sexual e de gênero, feminismos, machismos e outros “ismos”: ampliar o debate faz a diferença
Horário: 10h30
Local: Espaço da Convergência (térreo)
Convidados:
- Adriano Beiras: Psicólogo, mestre em psicologia (UFSC), doutor europeu em Psicologia Social (Universidade Autónoma de Barcelona - Espanha). Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Estágios de Pós-doutorado (UFSC - bolsa PDJ - CNPq, Universidad de Granada -UGr-Espanha, University of Brighton - Reino Unido).  Atua como Pesquisador Doutor do Núcleo de Pesquisas Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) do Departamento de Psicologia da UFSC, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ), do Departamento de Psicologia da UFMG e do Grupo de Pesquisas VIPAT (Violencia en la Pareja y en el Trabajo) do Departamento de Psicologia Social da UAB, em Barcelona, Espanha.
- Martha Giudice Narvaz: Psicóloga, especialista na área da violência doméstica, mestre e doutora em psicologia (UFRGS), líder do grupo de Pesquisa CNPq Gênero e Diversidades, pesquisadora na área de estudos de gênero, violência contra as mulheres e feminismos

Ética no contemporâneo
Horário: 13h30
Local: Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho (3º andar)
Convidados:
- Donaldo Schuller: Professor e escritor. É doutor em Letras e Livre-Docente pela UFRGS. Foi professor titular em língua e literatura grega da mesma universidade. Realizou estágio de pós-doutorado na USP, concluído com a publicação do trabalho Eros: dialética e retórica. Atua como conferencista e professor em várias instituições e universidades. É ensaísta e escritor. Entre seus últimos livros constam Império caboclo (romance), A conquista do Brasil (ensaio) e Finnicius Revém (Tradução do romance Finnegans Wake, de James Joyce).
- William Barbosa Gomes: Psicólogo (Universidade Católica de Pernambuco), especialista em Aconselhamento Psicológico (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), mestre em Reabilitação Psicológica (Southern Illinois University Carbondale, doutor em Higher Education (Southern Illinois University Carbondale). Tem atuado como consultor acadêmico de programas de pós-graduação e de graduação em psicologia.

Cidadania, acessibilidade e inclusão: ações da Psicologia que fazem diferença
Horário: 13h30
Local: Espaço da Convergência (térreo)
Convidados:
- Daniel Araújo: Psicólogo (UCS), pós-graduado em Educação Permanente em Saúde (UFRGS). Psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. Servidor Público no município de Caxias do Sul no CAPS Reviver e no Consultório de Rua. Foi Tutor do Projeto Caminhos do cuidado, capacitação em saúde mental em álcool e outras drogas para agentes comunitários de saúde e técnicos e auxiliares de enfermagem da atenção básica. Atua como Educador Popular.
- Priscila Góre Emílio: Psicóloga (URI/FW), tem curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental em andamento (Instituto WP). Atua como psicóloga indígena na Secretaria Especial de Saúde Indígena, sendo apoiadora de Saúde Mental e Medicina Tradicional do Polo Base Guarita-Tenente Portela/RS. Trabalha atualmente com dois povos indígenas, Kaingang e Guarani, prestando apoio matricial para as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena e atua diretamente com a população indígena no que tange a Atenção Psicossocial: Álcool e drogas; Violência; Prevenção ao Suicídio, através de um viés específico e diferenciado para esta população. 
- Eva Loreni de Castilhos: Psicóloga, especialização em Terapia de Casal e Família (CEFI). Servidora da FADERS desde 2009, em que já atuou como psicóloga, atendimento direto na Unidade CADEP. Fez parte da equipe de Reabilitação Visual 2010 e 2011. Atualmente está na Coordenação de Capacitação da Fundação.

► Contribuições da Psicologia para temas contemporâneos: aconselhamento de carreira e assédio moral
Horário: 15h30
Local: Teatro Dante Barone
Convidados:
- Marco Teixeira: Psicólogo, mestre e doutor (UFRGS). Atualmente é professor no Instituto de Psicologia da UFRGS, onde leciona na graduação e na pós-graduação. Seus interesses principais envolvem desenvolvimento vocacional e de carreira, escolha profissional, aconselhamento de carreira, adaptação à universidade e vivências acadêmicas. Além de desenvolver atividades de pesquisa e de ensino, coordena o Serviço de Orientação Profissional e o Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS, projetos de extensão que prestam atendimento à comunidade externa e interna da universidade, onde atua também como supervisor. Foi membro da diretoria da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) no período 2014-2015 e editor da Revista Brasileira de Orientação Profissional (2013-2015). Atualmente é membro do Corpo Editorial do International Journal for Educational and Vocational Guidance, do Journal of Vocational Behavior e da Revista Brasileira de Orientação Profissional.
- Susane Londero: Mestre em Psicologia Social (UFRGS), psicóloga do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

► Sentimos diferente, sofremos diferente: adoecimentos e medicalização da vida
Horário: 15h30
Local: Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho (3º andar)
Convidados:
- Bárbara de Andrada: Psicóloga clínica (UFRJ), mestre e doutora em Saúde Coletiva (Instituto de Medicina Social -UERJ). Atualmente é pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e participante do Despatologiza - movimento pela despatologização da vida.
- Laura Gonçalves: Psicóloga (UFRGS), mestre em Psicologia (Universidade Federal Fluminense) e doutora e pós doutora em Saúde Coletiva (Universidade Estadual de Campinas). Foi professora da pós graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão. Defendeu tese sobre a experiência da Gestão Autônoma da Medicação (GAM).

► Judicialização e criminalização da vida: alienação parental
Horário: 15h30
Local: Espaço da Convergência (térreo)
Convidados:
- Analicia Martins: Doutora em Psicologia (UERJ), Especialista em Psicologia Jurídica (UERJ), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ), docente, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre alienação parental e outros temas na interface Psicologia e Direito de Família, integrante da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia do RJ.
- Beatriz Cancela Cattani: Psicóloga, especialista em Avaliação Psicológica, mestra e doutoranda em Psicologia (UFRGS). Supervisora de estágios de graduação e pós-graduação no Centro da Avaliação Psicológica (UFRGS). Perita ad hoc nos Foros de São Leopoldo, Partenon e Porto Alegre (CAPM - Central de Atendimento Psicossocial Multidisciplinar), atuando em processos tramitantes nas Varas de Família e Juizados da Infância e da Juventude. Professora das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Atua em consultório particular com psicodiagnóstico, avaliações para fins jurídicos e psicoterapia.

Sábado, 18/08

► Saúde do Trabalhador e Psicologia Organizacional
Horário: 8h30
Local: Teatro Dante Barone
Convidados:
- Cristiane Sastre: Psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, MBA em Gestão de Pessoas e mestranda em Administração na linha Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (UFRGS). Atua há 18 anos na área de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional.
- Fabiane Konowaluk Santos Machado: Graduada em Psicologia (Unisinos), mestrado e doutorado na área de Saúde do Trabalhador (PUCRS), com Pós-Doutorado junto ao Programa de Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Atualmente é Psicóloga do Trabalho - SINDISPREV RS, e membro da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Conselho Regional de Psicologia do RS.  
- Fernanda Amador: Psicóloga, pós-doutora em Educação, estágio doutoral no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM/Paris), docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo das Clínicas do Trabalho e da Análise Institucional.

► Articulando a Rede de serviços em saúde, assistência e educação: a psicologia faz a diferença?
Horário: 8h30
Local: a definir
Convidados:
- Alessandra de Matos Marini: Indígena da etnia Kaingang, graduada em Psicologia (UPF). Desde 2015 atua na Secretaria Especial de Saúde Indígena, órgão coligado ao Ministério da Saúde, sendo responsável pela Área Técnica da Saúde Mental e Bem Viver Indígena da Região de Passo Fundo/RS, abrangendo em sua área de atuação cerca de 13.000 indígenas das etnias Kaingang e Guarani.
- Marilene Lemes: Graduada em Pedagogia (Feevale), mestre e doutora em Educação (Unisinos). Atua como pedagoga da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Secretaria de Desenvolvimento Social e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae Ivoti. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no campo da Educação Social. Integrante do grupo de pesquisa Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (UFRGS) e Grupo de Pesquisa Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar (Feevale).
- Ricardo Brasil Charão: Foi consultor na Escola de Saúde Pública do RS e no Programa DST/AIDS, Coordenador Estadual de DST/AIDS, Diretor Adjunto do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde. É atualmente Secretário Municipal de Saúde de São Leopoldo. 

► Psicologia e cidade: fazendo as diferenças
Horário: 8h30
Local: Espaço da Convergência (térreo)
Convidados:
- Adriano Falcão: Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFSM), mestre em Engenharia (UFRGS). É professor assistente da Universidade Franciscana. Nessa instituição trabalha como Coordenador da pós-graduação da área tecnológica e em disciplinas de ateliê de projetos e teoria da arquitetura e expressão gráfica. É membro do Fórum Técnico (Conselho Municipal da Prefeitura Municipal de Santa Maria) representando essa mesma instituição. Na UFN desenvolve projetos de pesquisa na área do planejamento urbano. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: anteprojeto de arquitetura, projeto de arquitetura, habitação popular e expansão urbana.
- João Luís Almeida Weber: Psicólogo, mestre em Psicologia Social e Professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha e do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai.
Patrícia Sandri: Psicóloga, especialista em Psicologia do Trânsito. É coordenadora do curso de especialização em Psicologia do Trânsito da Faculdade Dom Bosco, docente da pós-graduação  de Psicologia do Trânsito, membro titular da Câmara Temática da Saúde e Meio Ambiente – Denatran, Presidente da Abrapsit (Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego).
- Rafael Wolski de Oliveira: Psicólogo, doutorando em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). É professor do curso de graduação em Psicologia e da residência multiprofissional de saúde mental da Unisinos.

 Diferentes psicologias para diferentes juventudes?
Horário: 16h
Local: Teatro Dante Barone
Convidados:
Anie Stürmer: Psicóloga, psicoterapeuta e especialista em Psicologia Clínica. Fundadora, diretora científica, docente e supervisora do Instituto de Psicologia (IPSI) – Novo Hamburgo/RS. Diretora Adjunta I, docente e supervisora do Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP), organizadora e autora dos  livros: “Crianças e adolescentes em psicoterapia: a abordagem psicanalítica” e co-autora dos livros "Infidelidade e traição - Um estudo psicanalítico sobre a infelicidade e outros problemas conjugados, conjugais e cotidianos” e o "O cheiro do desejo em cena".
- Fernando Altair Pocahy: Psicólogo, doutor em Educação e mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Realizou estágio doutoral na Université Lumière Lyon 2 (Centre Louise Labé) e pós-doutorado junto ao PPG em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenador do GENI - Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde.
- Graziela Pereira Lopes: Psicóloga, especialista em Terapia Sistêmica de Casal e Família, mestre em Psicologia Social, coordenadora educacional do Colégio Israelita Brasileiro.

► Enfrentar o racismo institucional e de Estado: ações que fazem diferença
Horário: 16h
Local: Espaço da Convergência (térreo)
Convidados:
- Emiliano de Camargo David: Doutorando em Psicologia Social (PUCSP), mestre em Psicologia Social (PUCSP), especialista em Psicopatologia e Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública da USP), membro da coordenação do Instituto AMMA Psique e Negritude e psicólogo clínico.
- Fernanda Bastos: Jornalista e escritora. Trabalha como editora geral da Editora Figura de Linguagem e repórter na TVE. Mestranda em Comunicação e Informação (UFRGS). Também é formada em Letras (UFRGS). É autora de “Dessa Cor”, livro de poesia lançado em 2018 pela Figura de Linguagem.
- Maria de Jesus Moura: Mestra em Psicologia, integrante da Comissão de Direitos Humanos do CRP de Pernambuco, Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa Dandara dos Palmares - NUDARA  do Centro Universitário Estácio do Recife.

A programação completa do Encontro pode ser acessada em crprs.org.br/encontrogaucho

 

Busca de notícias:

  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online