+ - L T

Notícias

Publicações

19/12/2017




Nova edição da revista EntreLinhas é lançada  

Já está circulando a edição nº 76 da revista EntreLinhas, publicação quadrimestral do CRPRS que traz como reportagem principal uma avaliação sobre campos alternativos de atuação na Psicologia. A versão digital está disponível em crprs.org.br/entrelinhas, e também foi enviada por e-mail a toda a categoria e demais cadastrados para recebimento de newsletters do CRPRS.  Nessa versão, é possível baixar a edição na íntegra, os PDFs das matérias em separado e folhear a publicação. Psicólogas/os estarão recebendo a partir da última semana de dezembro a edição impressa pelos Correios.  O calendário 2018 está sendo enviado por correspondência para as/os psicólogas/os que recebem tanto a versão impressa como a digital.

A reportagem principal da edição, Novos campos de ação, traz informações sobre a atuação profissional em atividades ainda pouco usuais para a Psicologia, como a análise do comportamento dos consumidores, a terapia sexual, a atuação com atletas profissionais e também as oportunidades criadas pelas redes públicas de atendimento psicossocial.

A entrevista da edição é com a psicóloga Maria da Graça Correa Jacquespioneira no Rio Grande do Sul em Psicologia do Trabalho e responsável pela formação de muitas/os profissionais que atuam atualmente na área. Graça Jacques, que já foi conselheira do CRPRS, fala sua formação, aborda as diferenças e aproximações entre Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho, destaca o papel ético que devem ter as/os psicólogas/os e critica a “realidade muito dura” de inúmeros ambientes de trabalho. Confira depoimento da psicóloga em vídeo, falando um pouco sobre o tema.

Na seção Psicologia e Pesquisa, os professores Ramiro Figueiredo Catelan e Angelo Brandelli Costa anuncia a versão em português do documento Diretrizes para práticas psicológicas com pessoas trans e em não conformidade de gênero, produzido pela American Psychological Association (APA) e que é usado como referência internacional para boas práticas psicológicas com pessoas trans. O guia em português está disponível no site do CRPRS, em crprs.org.br/diversidade.

A seção de Orientação explica às/aos profissionais como proceder em relação aos testes rápidos de HIV, que desde agosto deste ano estão disponíveis nas farmácias de todo o país. O conteúdo, produzido pela área técnica do CRPRS, alerta para a necessidade de capacitação para a testagem, especialmente em regiões onde a infraestrutura laboratorial é precária ou mesmo inexistente.

A edição nº 77 também traz texto da Comissão de Descentralização sobre a criação dos polos regionais do CRPRS, uma iniciativa que visa a democratizar a gestão e garantir espaços de participação e deliberação para as/os profissionais registrados. Na seção Dia a Dia Psi, dicas de como investir na abertura de consultório ou clínica.

Em artigo na seção Relato de Experiência, a psicóloga Patrícia Ferri narra sua atuação junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no interior do Rio Grande do Sul. Ferri defende uma formação com olhar político, crítico e reflexivo das/os profissionais da área de saúde que vão atuar no campo das políticas públicas.

Na seção Fique Atento, há informações informações importantes sobre as novas formas de cobrança da anuidade – diferentemente de anos anteriores, não será mais distribuído carnê e os registrados deverão optar em janeiro pelo pagamento à vista ou a prazo. Há também a Dica cultural, tratando sobre o filme "Corra!, de John Peele, e o livro "Ensaio sobre a lucidez", de José Saramago, e a seção Você sabia que, com informações sobre o projeto Visita ao CRPRS, os eventos realizados nos últimos 12 meses e um balanço das atividades da Comissão de Ética.

 

  • Quer continuar recebendo o EntreLinhas impresso?

    A partir de 2018, o CRPRS somente enviará a versão impressa do EntreLinhas às/aos psicólogas/os que manifestarem interesse em continuar recebendo a publicação pelos Correios.

    O envio do Entrelinhas Digital seguirá sendo realizado por e-mail a todas/os as/os inscritas/os. Além de ser uma opção sustentável, a versão Digital permite maior conectividade e acessibilidade.

    Para manifestar interesse em receber o EntreLinhas impresso, preencha o formulário em crprs.org.br/entrelinhasimpresso e faça sua opção até 31 de janeiro. 

Busca de notícias:

  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online