+ - L T

Notícias

Subsede Centro-Oeste

02/08/2017




Núcleo do Sistema Prisional volta a debater justiça restaurativa em 30/08  

O Núcleo do Sistema Prisional da Subsede Centro-Oeste, em Santa Maria, vai concluir a discussão sobre elementos teóricos e práticos da justiça restaurativa no próximo encontro do grupo, marcado para 30 de agosto (quarta-feira). No último dia 26 de julho, o núcleo iniciou as avaliações com a presença de integrantes do Grupo de Trabalho do Fórum de Santa Maria, que estuda a aplicação prática dos conceitos.

Os três profissionais do GT – uma psicóloga, um advogado e uma pedagoga – relataram as experiências dos “círculos restaurativos” em processos de violência doméstica e separações conflituosas. Os círculos são espaços dialógicos de resolução não violenta de conflitos, integrantes da estrutura da justiça restaurativa.

Os especialistas relataram que houve avanços significativos onde os círculos restaurativos foram utilizados, expondo a importância da responsabilização em lugar da punição. Os debatedores, dessa forma, puderam pensar no contraponto entre punição/vingança e estado democrático de direitos na sociedade atual.

A próxima reunião do Núcleo, que vai dar seguimento ao debate, está marcada para as 14h do dia 30 de agosto, na Subsede Centro-Oeste do CRPRS (Rua Mal. Floriano Peixoto, 1709/401). 

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade