+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

14/07/2017




Psicólogas/os do SUAS Vale do Taquari debatem produção de documentos  

O CRAS Espaço da Cidadania, em Lajeado, sediou no último dia 11 de julho o encontro bimestral das/os Psicólogas/os Trabalhadoras/es do SUAS do Vale do Taquari. O grupo busca fomentar o debate sobre o trabalho dos profissionais da psicologia que atuam em CRAS e em CREAS, além de auxiliar na construção de parâmetros para a atividade das/os psicólogas/os e para o fortalecimento da categoria nas políticas públicas de assistência social.

No encontro de julho foram priorizadas as discussões sobre a produção de documentos, baseadas na terceira parte dos quatro vídeos produzidos pelo CRPRS a partir de evento ocorrido na sede em maio. Junto ao audiovisual, a discussão foi sustentada também por documentos como o Código de Ética do Psicólogo (2005), os parâmetros da Política Nacional de Assistência Social (2004) e a Nota Técnica com os requisitos para a atuação das/os profissionais de Psicologia no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (2016).

O evento teve participação da conselheira Elisângela Mara Zanelatto, que salientou a importância da realização dos encontros para a região do Vale do Taquari. Segundo ela, as reuniões servem como espaço que promove a reflexão, a problematização e a construção dos saberes e fazeres da psicóloga/o junto ao SUAS.

A conselheira destacou também o papel do Serviço de Orientação e Fiscalização do CRPRS, que pode ser acionado por qualquer profissional em caso de dúvida e lembrou que a Comissão de Políticas Públicas se reúne todas as quartas-feiras, às 18h, na sede – podendo haver conexão de até 20 pontos online para participar das discussões via webex. Para isso, a senha deve ser solicitada pelo e-mail comissões@crprs.org.br.

A conselheira reforçou, além disso, o convite para que os profissionais participem das atividades promovidas pelo CRPRS, como as ações alusivas ao Dia da Psicóloga/o que serão realizadas durante o mês de agosto.

Na mesma reunião foram divulgadas também as Diretrizes Externas para a Prática Profissional (DEEPs 01, 02 e 03), que orientam as contratações dos profissionais de psicologia pela administração pública.

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade