+ - L T

Notícias

Relações Raciais

09/11/2018




Racismo nas políticas públicas é tema de ciclo de debates no CRP  

A última edição deste ano do ciclo “O racismo tem dessas coisas” irá abordar o racismo nas políticas públicas. O debate será na quinta-feira, 29/11, às 18h, na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854 – 4º andar), em Porto Alegre.

Evento no facebook

A atividade contará com a participação da assistente social Carla Bandeira, especialista em direitos humanos, que atua desde 2014 como coordenadora do CREAS Partenon, em Porto Alegre. Além de Carla, o debate também terá a participação da psicóloga Dóris Adriana Pinto Soares, especialista em Terapias cognitivas - NEAPC /POA, trabalhadora da Política de Assistência Social há 13 anos.

O ciclo "O racismo tem dessas coisas" é uma iniciativa do Núcleo de Relações Raciais (NRR) do CRPRS.  Tem o objetivo de promover a reflexão sobre estratégias de superação do racismo em diferentes campos de atuação da Psicologia, incluindo locais de trabalho, organizações, políticas públicas, formação, socioeducação, entre outros.

Neste ano, de abril a junho o NRR promoveu o cilco de estudos “Relações Raciais: referências técnicas para a prática da/o psicóloga/o”, que debateu o tema com o enfoque em cinco perspectivas: dimensão histórica, conceitual e ideológico-política da temática racial; âmbitos do racismo: racismo institucional, interpessoal e pessoal; enfrentamento político ao racismo: o movimento negro; Psicologia e a área em foco; atuação da/o psicóloga/o na desconstrução do racismo e na promoção da igualdade. A partir de agosto, teve início o ciclo de debates “O racismo tem dessas coisas”, que abordou o tema com enfoque na formação, juventude, psicoterapia e, agora, políticas públicas.

Busca de notícias:

  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Carta de Serviços do CRPRS
  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • Diversidade
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos