+ - L T

Notícias

Sistema Prisional

19/10/2017




Região Norte aborda, em 17/11, a judicialização e o papel da Psicologia junto ao sistema prisional  

O Núcleo do Sistema Prisional da Região Norte do CRPRS promove no dia 17 de novembro (sexta-feira) o "I Seminário do Núcleo do Sistema Prisional Norte: RePensar a judicialização nas políticas públicas é necessário", com o objetivo de discutir a crescente judicialização das políticas públicas no estado e no país. O evento, que tem em sua programação debates, orientações técnicas e a exibição do documentário em curta-metragem “Poder entre as grades”, da diretora Tatiana Sager e do diretor Zeca Brito, ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo - Rua Dr. João Freitas, 75, em Passo Fundo/RS.

As inscrições online estão encerradas.

Uma das metas do seminário é ampliar o espaço de discussão sobre o sistema prisional do Rio Grande do Sul, problematizando, nesse contexto, o papel das/os profissionais de Psicologia no atendimento de demandas sociais e judiciais. “Observamos a necessidade de promover espaços para repensar nossa atuação nas políticas públicas do sistema prisional durante os encontros do grupo, especialmente em relação à crescente judicialização do trabalho”, justificou a coordenadora do Núcleo, Cláudia Guerra.

A abertura do encontro, marcada para às 8h30, terá uma apresentação do Polo região Norte-Nordeste do CRPRS e uma mesa sobre legislação e diretrizes do SUS, SUAS e SUSP. Mais adiante, haverá uma sessão de orientação sobre produção de documentos em interface com o judiciário. O doutor em Psicologia e professor da URI nos cursos de Psicologia e Direito Pedro José Pacheco abordará a atuação das/os psicólogas/os no sistema prisional e o sistema de Justiça brasileiro.

A programação encerra com a exibição do documentário “Poder entre as grades” (Panda Filmes, 2014), baseado no livro-reportagem “Falange Gaúcha”, do jornalista Renato Dornelles. O filme retrata o cotidiano de violência das facções do crime organizado no Presídio Central de Porto Alegre e as origens das principais organizações criminosas do Estado. O seminário tem parceria da Panda Filmes.

Confira a programação na íntegra:

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

9h – Apresentação do Polo Região Norte-Noroeste, com Manuele Montanari, conselheira do CRPRS e coordenadora da Comissão de Descentralização, Fernanda Facchin Fioravanzo, conselheira-diretora do CRPRS e membro da Comissão Gestora da Subsede Serra do CRPRS e Rejane Lazzarotto, colaboradora do Núcleo do Sistema Prisional Norte.

9h20 – SUS, SUAS e SUSP: Legislação e Diretrizes, com Manuele Montanari e Fernanda Facchin Fioravanzo

10h – Produção de documentos psicológicos nas políticas públicas em interface com o poder judiciário, com Letícia Gianechinni, psicóloga fiscal do CRPRS

11h – Espaço de diálogo

11h30 – Intervalo

13h30 – Atuação da/o Psicóloga/o no Sistema Prisional e o Sistema de Justiça Brasileiro, com Pedro José Pacheco.

15h30 – Espaço de diálogo

16h – Intervalo

16h30 – Exibição do documentário “Poder entre as grades”

17h – Espaço de diálogo

17h30 – Encerramento

 

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP