+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

10/11/2017




Seminário em Bento Gonçalves discutiu desafios da adolescência  

O CRPRS participou, no último dia 20 de outubro, do seminário “Atenção integral à saúde do adolescente da região da macro serra gaúcha”, realizado no anfiteatro do Senai Cetemo em Bento Gonçalves. O encontro, que foi selecionado pelo Conselho no edital de patrocínio do segundo semestre, debateu o tema potencialidades e vulnerabilidades das adolescências.

Entre os temas, foram debatidos violência doméstica e sexual, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e crescimento e desenvolvimento para a fase adulta. O seminário teve a participação da psicóloga Marta Conte, doutora em Psicologia Clínica pela PUCSP e vinculada ao Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre. Marta é especialista em saúde mental e adolescência, tendo realizado pós-doutorado sobre o tema da violência na Fundação Oswaldo Cruz (Ficruz), no Rio de Janeiro.

A conselheira Fernanda Fioravanzo, que representou o CRPRS no seminário,l destacou que a contribuição mais importante do seminário foi articular os trabalhadores da região em torno da importância do acolhimento e da escuta qualifica em relação aos adolescentes. “É um período de desenvolvimento humano fundamental, que exige toda a nossa atenção para a garantia de direitos”, avaliou.

O seminário contou também com a participação do pedagogo Edson Camargo, doutor em Educação pela Unisinos e professor do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) no campus Bento Gonçalves, da psicóloga Mariana Nolasco de Souza, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) de Bento Gonçalves, e da psicanalista Martha Bellora, do Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (Iepp), Núcleo de Bento Gonçalves.  

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP