+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

08/06/2018




Serra inicia debates regionais sobre políticas públicas para álcool e outras drogas  

O Núcleo de Políticas Públicas da Subsede Serra do CRPRS promove, no dia próximo dia 26 de junho (terça-feira), o seminário “Outras Palavras sobre Álcool e Outras Drogas: Desafios e Possibilidades na Saúde Mental – Região Serra”, que será realizado no anfiteatro da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (rua Alfredo Chaves, 1323), a partir das 9h.

O evento é uma parceria com a seccional Sul da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd-Sul), Rede Multicêntrica (UFRGS), Fórum Estadual de Redução de Danos - RS, Movimento Nacional de População de Rua do Rio Grande do Sul (MNPR-RS), Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Caxias do Sul (Compod), 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Unidade de Atenção à Vida Novo Amanhã e Hospital Virvi Ramos.

O objetivo do seminário, que abre uma série de debates sobre o tema em todo o Rio Grande do Sul, é discutir e encontrar alternativas para um cuidado técnico mais humano para usuários de álcool e outras drogas, especialmente as populações de rua, com destaque para a política nacional de atenção a usuários.

O evento terá a participação de especialistas da região na temática álcool e outras drogas, como o escritor e fotógrafo Adelino Roque Filho, do Movimento da Luta Antimanicomial, a diretora da RAPS de Caxias do Sul, Elisabete Bertele, a redutora de danos no Núcleo de Apoio à Atenção Básica da Saúde de Cotiporã, Ana Lídia Moreira Garcete, o conselheiro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Caxias do Sul, Daniel Araújo dos Santos, a representante da Abramd-Sul e do Fórum Gaúcho de Redução de Danos, Marta Conte, a psicóloga do Centro de Referência Rede Multicêntirca (UFRGS), Samantha Torres, e a ex-secretária de Saúde de Caxias do Sul, Justina Onzi.

As apresentações culturais ficarão a cargo do ator e bailarino Júnior Alceu Grandi e dos usuários do CAPS Reviver e Novo Amanhã. Confira a íntegra da programação:

8h – Credenciamento

9h – Abertura Oficial

9h30 – Apresentação cultural com usuários do CAPS Reviver e Novo Amanhã

9h45 – Mesa “Quem é normal que dê o primeiro surto: o movimento antimanicomial no nordeste gaúcho”. Debatedores: Adelino Roque Filho, Elisabete Bertele e Justina Onzi

12h – Intervalo para almoço

13h45 – Apresentação cultural com usuários do CAPS Reviver e Novo Amanhã

14h – Mesa “Redução de danos, cadê você?”. Debatedores: Ana Lídia Moreira Garcete, Daniel Araújo dos Santos, Marta Conte e Samantha Torres

16h15 – Intervenção artística com Júnior Alceu Grandi

17h – Encerramento

Calendário de encontros:

• 14/09 – Seminário "Outras palavras em álcol e outras drogas: percursos da redução de danos em Santa Maria - Região Centro-Oeste"

Em Santa Maria, no Espaço Multiuso da UFSM

• 28/09 – Seminário "Outras palavras sobre álcool e outras drogas: práticas de cuidado, difusão científica e cultural em redução de danos - Região Macrometropolitano e Vales"

Porto Alegre, em local a ser definido

 

Busca de notícias:

  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Carta de Serviços do CRPRS
  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • Diversidade
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos