+ - L T

Notícias

Trânsito

20/11/2017




Simpósio sobre Psicologia do Trânsito reúne profissionais em Porto Alegre  

A Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS promoveu em 18/11 o I Simpósio de Psicologia do Trânsito. O evento aconteceu no auditório do CRPRS, em Porto Alegre, com a participação de mais de 50 pessoas, entre psicólogas/os e estudantes de Psicologia.

Na mesa de abertura, o conselheiro Cleon Cerezer manifestou a importância do evento e a intenção de que seja constituído um grupo de trabalho referente ao tema da Psicologia do Trânsito. A conselheira Michele Pens, presidente da Comissão de Avaliação Psicológica, mencionou a respeito do objetivo do evento, de debater da atuação das/os psicólogos no trânsito, a partir da relevante função da avaliação psicológica nesse âmbito, buscando fomentar a valorização das/os profissionais na área.

O psicólogo Rogério Oliveira, ex-presidente do Conselho Federal de Psicologia e consultor em Psicologia do Trânsito, apontou, na palestra ”Psicologia do Trânsito no Brasil”, desafios do exercício da profissão nessa área. Ponderou, ainda, sobre a função dos Conselhos Regionais de Psicologia na defesa do exercício ético nesse âmbito, com base na qualidade técnica do trabalho que é desenvolvido pelas/os psicólogas/os.

Thaís Bernardi, psicóloga do DETRAN/RS, realizou a palestra “Panorama do trabalho do psicólogo no Rio Grande do Sul”, em que apresentou a estrutura de trabalho do DETRAN/RS e dos Centros de Formação de Condutores – CFCs. Colocou ainda a respeito das situações que demandam a avaliação psicológica no trânsito, assim como a legislação específica, comentando também sobre as atividades realizadas pela Unidade de Psicologia do DETRAN/RS no que se refere a eventos, supervisão, normatização e projetos especiais de capacitação.

Na mesa “Questões éticas e resoluções de trânsito”, Lucio Garcia, psicólogo fiscal do CRPRS, e a conselheira Luciara Itaqui realizaram fala sobre os Conselhos Regionais de Psicologia, assim como a regulamentação específica, como mecanismos institucionais para proteger o adequado exercício profissional. Também apontaram avaliação psicológica na área do trânsito como uma avaliação em saúde.

A conferência “Importância de fortalecer a categoria e a Associação Brasileira de Psicologia do Trânsito (Abrapsit)” foi realizada pela psicóloga e perita do Trânsito Patrícia Sandri, presidente da Abrapsit. Nela, foi apresentada a associação e suas ações, como as referentes aos processos de qualificação e capacitação continuada, valorizando a ciência do comportamento humano no tráfego, além da participação em colegiados, eventos e entidades.

Nathália Moreira Jacques, diretora da Abrapsit, na palestra “Avaliação de Motoristas profissionais”, elencou detalhes de processo para seleção de pessoas para a função. Apontou, ainda, a importância do treinamento específico, do acompanhamento probatório e das atividades de qualificação continuada, atendimento a funcionários, acolhimento inicial e encaminhamento a atendimento externo nas organizações de transporte, assim como de campanhas voltadas ao reconhecimento dos condutores e à comunidade.

A seguir, foi realizado debate conduzido pela presidente da Comissão de Avaliação Psicológica, Michele Pens, com base nas questões norteadoras “Quais os desafios com que me deparo no dia a dia?”, “Como lido com relações de poder?” e “Como lido com as questões técnicas?”. Participaram da discussão Nathália Moreira Jacques, Rogério Oliveira, Eduardo Moita, conselheiro presidente do CRP do Piauí, e Lucio Garcia.  Após, foi encaminhado o encerramento do Simpósio.

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online