+ - L T

Notícias

Relações Raciais

23/11/2017




Subsede Centro-Oeste discute marcas do racismo em reunião ampliada  

Os Núcleos de Políticas Públicas, Psicoterapia e Sistema Prisional da Subsede Centro-Oeste realizou uma reunião ampliada na última segunda-feira (20) para debater relações raciais. Tendo como base o documento “Relações Raciais – Referências Técnicas para a Atuação das/os Psicólogas/os”, editado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), o encontro foi realizado na sede do CRPRS de Santa Maria.

Na reunião foi mencionada a importância das/os profissionais da Psicologia perceberem as marcas causadas pelo racismo na subjetividade de quem sofre preconceito. “É preciso olhar para as relações raciais, em diversos contextos, como vivências que deixam marcas nos sujeito”, resumiu a conselheira Patrícia de Moraes Silva.

O documento foi apresentado oficialmente pelo CRPRS na segunda-feira, dentro da programação do Novembro Negro da UFGRS. Na apresentação da publicação, o presidente do CFP, Rogério Giannini, compromete o Sistema Conselhos numa prática de combate ao racismo e alerta que o preconceito tem sido “uma ideologia que opera poderosamente na sociedade como motor de desigualdades que engendram as precárias condições de existência do povo negro”.

 

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online