+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

11/09/2018




TelessaúdeRS realiza atendimentos online na área da Psicologia  

As/os profissionais da Psicologia que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o país contam desde maio com um serviço de consultoria online dentro do programa Telessaúde – projeto da Faculdade de Medicina da UFRGS que tem apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde do RS e do CNPq.

As consultas consistem em debater em tempo real os procedimentos clínicos, ações de saúde e processos de trabalho em caso de dúvida por parte das/os psicólogas/os. O serviço pode ser acessado por telefone de qualquer parte do Brasil e as teleconsultorias são gratuitas e não precisam de agendamento.

Psicólogos e demais profissionais com formação de nível superior na área da saúde vinculados a um estabelecimento com perfil de Atenção Primária (Equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal, NASF – Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Melhor em Casa, Consultório na Rua, Equipe de Atenção Básica Prisional, Equipes de Saúde de Unidades Básicas Fluviais ou Ribeirinhas) de todo o Brasil podem ligar para 0800 644 6543, realizar o cadastro e receber consultoria.

Os atendimentos ocorrem entre as 8h e 17h30 (horário de Brasília), de segunda a sexta-feira. Além do serviço telefônico, as/os profissionais podem fazer consultas técnicas pela Plataforma do Telessaúde que está disponível 24 horas por dia. As respostas são enviadas em até 72 horas.

Segundo a psicóloga Gabriela Vescovi, responsável pelas respostas nas teleconsultorias, o objetivo principal do serviço é fortalecer os atributos da APS no que tange a acesso de primeiro contato, longitudinalidade, orientação familiar, integralidade e orientação comunitária. Todas as atividades são orientadas pelos princípios do SUS.

“O serviço é uma ótima ferramenta de suporte para a prática profissional, já que auxilia na redução de problemas e amplia as possibilidades de cuidado na APS. As orientações mais comuns são relativas a casos clínicos, mas também podemos fazer encaminhamentos, organizar processos de trabalho e orientar sobre materiais de estudo”, pontua.

O projeto abrange, além da psicologia, outras 15 especialidades médicas e consultorias também nas áreas de nutrição, fisioterapia, enfermagem e farmácia. Em cinco anos, o Telessaúde realizou mais de 90 mil consultorias médicas oriundas de todo o país com índice de resolução de 62%.

 

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online