A Psicologia tem muito a contribuir com a Educação através da possibilidade de compreensão integral do sujeito, dos aspectos presentes no processo de ensino e aprendizagem e da dinâmica das relações sociais e interpessoais, tendo o propósito de promover crescimento, saúde e bem-estar. Entendendo o fenômeno educativo e sua dimensão institucional, ao acolher as demandas apresentadas, precisa superar a queixa individual e considerar os processos educacionais, grupais e sociais deste contexto.
Algumas das atribuições do profissional de Psicologia Escolar/Educacional são:
• Dar suporte e integrar a equipe pedagógica, participando do debate sobre os processos de ensino e aprendizagem.
• Participar da construção do plano político pedagógico da Instituição e do debate curricular.
• Promover espaços de diálogo.
• Auxiliar na compreensão do contexto e fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem.
• Mediar eventuais situações de conflito.
• Trabalhar promovendo horizontalidade nas relações numa perspectiva de inclusão social e convivência na diversidade.
A Psicologia Educacional pode ser exercida tanto nas instituições educativas, onde é mais conhecida como Psicologia Escolar, quanto em outros espaços onde aconteçam processos de ensino e de aprendizagem, como em Organizações da Sociedade Civil, aprendizagem de adultos, dentre outros. Nessas instituições, o trabalho da/o psicóloga/o envolve todos que participam do processo educativo. Nas escolas, por exemplo, envolve estudantes, professores, funcionários, famílias, equipes diretivas e comunidade. Também deve promover ações, de modo participativo, que propiciem desenvolvimento dos sujeitos e permitam a integração com outros serviços da rede de saúde e assistência social e outras instituições. De acordo com as características de cada local, a/o profissional de Psicologia pode promover ações individuais e/ou coletivas acerca de várias temáticas, como: inclusão, gênero, sexualidade, diversidade, bullying, saúde do educador, entre outras.