DIA A DIA PSI


O trabalho interdisciplinar realizado de forma ética é de extrema
importância em vias de otimizar o sucesso no tratamento do paciente
em busca de uma melhor qualidade de vida.
 

Díalogo entre a
Nutrição e Psicologia


O diálogo entre os profissionais da Psicologia e da Nutrição deve ser realmente uma escuta interativa para que o paciente evolua efetivamente nas questões que o levaram a buscar ajuda. A importância de se pensar juntos  modos de lidar com as dificuldades do paciente pode ser determinante para a eficácia e o sucesso do tratamento.
 
Nos encaminhamentos feitos por psicólogos aos nutricionistas, quanto mais clara estiver descrita a situação do paciente e a sua motivação, melhor será o prognóstico. Dessa forma, o nutricionista terá melhor compreensão, através do diagnóstico descrito pelo psicólogo, de suas motivações, dificuldades e/ou patologias. Quanto mais elementos que esclareçam as condições psicológicas do paciente houver, melhor será o resultado obtido no tratamento interdisciplinar. Além do encaminhamento por escrito, é de extrema importância, sempre que possível, os profissionais conversarem pessoalmente, pois a troca direta trará elementos que ajudarão numa compreensão mais global do paciente.

O psicólogo poderá fazer o encaminhamento ao nutricionista sempre que observar que o paciente necessita de cuidados por outro especialista, por exemplo, devido a uma autoimagem distorcida da realidade ou quando apresentar quadro de transtornos alimentares como anorexia ou bulimia. O encaminhamento também se faz necessário quando o profissional constata que o paciente não pode ingerir ou tem uma ingesta limitada de alguns alimentos, ou vários, no caso de alergias ou intolerâncias alimentares. Ainda deve ser orientado a procurar um nutricionista aquele paciente que poderá estar em risco em função de situações que envolvam questões alimentares. Por meio desse encaminhamento, o paciente terá maior conhecimento para procurar um profissional habilitado que poderá lhe ajudar de forma efetiva.
 
MARISE DOS SANTOS AGUIAR
Conselheira do Conselho Regional  de Nutricionistas – 2ª Região
Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional - VP - Unicsul
Mestre em Gastroenterologia e Hepatologia - UFRGS