DIA A DIA PSI


A Psicologia pode atuar de forma decisiva na forma como os pacientes aceitame se
adaptam aos tratamentos odontológicos, gerador de estresse e ansiedade para parte da população.
 

A interface da Odontologia
com a Psicologia



O ser humano não pode ser fragmentado em especialidades. O tratamento odontológico é um grande desafio para o paciente e para o profissional, devido às condições aversivas presentes. É baseado em uma relação tridimensional: cirurgião-dentista, familiares e o paciente. Procedimentos e consultas odontológicas são, para boa parte da população, um fator gerador de estresse e ansiedade, seja por experiências traumáticas do passado, seja pela expectativa com os resultados ou até pela sensação que o próprio ambiente do consultório odontológico produz no imaginário do paciente. 
 
Neste contexto, a Psicologia pode atuar de forma decisiva na forma como os pacientes aceitam e se adaptam aos tratamentos odontológicos e suas consequências. Numa abordagem mais conservadora, podemos dizer que o “medo do dentista” pode ser evitado ou superado com técnicas de manejo que associam conceito da Psicologia com a Odontologia. 
 
Um exemplo é a técnica do “Falar-Mostrar-Fazer”, na qual o dentista explica e mostra todos os instrumentos, equipamentos e materiais que serão utilizados nos procedimentos, frisando, com segurança, que tudo aquilo é para o bem do paciente e que tudo será feito com calma e tranquilidade. Assim, a Psicologia é um importante facilitador nas relações entre profissional e paciente. O psicólogo pode atuar de forma determinante nesta relação à medida que conduz seu paciente a entender quais os benefícios dos tratamentos odontológicos, principalmente no que se refere a ações preventivas. Além disso, muitas vezes é necessário algum tipo de tratamento medicamentoso ou até mesmo contenção física, em situações extremas, no caso de crianças e pacientes com necessidades especiais, e que tal conduta, quando bem indicada, faz diferença no tratamento e não prejudicará o paciente. 
 
Nesse caso, reforçar os benefícios dessas condutas para pais e cuidadores é bastante importante, sendo o psicólogo um aliado na condução dos casos. Recentemente, abordagens alternativas como técnicas de relaxamento e consciência corporal têm se mostrado eficazes no manejo da ansiedade gerada pelo tratamento odontológico, mais uma vez associando a atuação do psicólogo à do cirurgião-dentista. 
 
MARCIA CANÇADO FIGUEIREDO, GEISA LUCHSINGER LIMA, VANDERLÊ DE ARLETE ORSO, ANA RITA VIANNA POTRICH, DEBORA SCARIOT
Comissão de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia do Rio grande do Sul – CRO/RS