DIA A DIA PSI - Corpo – Mente – Corpo


Para que se construa uma comunicação efetiva por meio das redes sociais,
a frequência das publicações e das respostas, assim como a consistência
desses conteúdos, são muito importantes.
 

Corpo - Mente - Corpo

 

Estudos atuais indicam que há um ganho psicológico quando se administra atividade física, como ocupação de autocuidado e lazer, com pacientes com diagnósticos de transtornos mentais pela melhora da modulação da química cerebral pela liberação de substâncias como serotonina e endorfina, que atuam na qualidade do sono e no limiar de dor, respectivamente. Assim, técnicas de alongamento e de relaxamento, oferecem momentos de autoconhecimento e permitem uma reflexão sobre a distribuição das atividades ao longo de um dia, e têm apresentado redução dos níveis de ansiedade àqueles que se submetem a tais técnicas.
 
Por outro lado, aqueles pacientes que sofrem traumas físicos mais severos precisarão de assistência psicológica para entender e se engajar ao tratamento proposto, pois dependendo das sequelas deixadas, será preciso, a partir do trauma, resignificar a vida. Dialogar com o paciente, a família e cuidadores, pois atividades básicas, antes realizadas de maneira automática, necessitarão de adaptações e terão que ser pensadas e realizadas em um tempo diferente de antes.
 
O corpo pode revelar nosso estado emocional em todas as situações. Através de nossas posturas nosso corpo revela sua disposição para aquele momento, possibilitando o entendimento da performance apresentada. Por fim, nosso funcionamento físico/ocupacional está diretamente relacionado ao nosso funcionamento emocional, tornando importante que todos os profissionais da saúde se construam de forma a entender que a complexidade do homem requer uma assistência multiprofissional sem considerar a importância de uma em detrimento de outra profissão.
 
 
JADIR CAMARGO LEMOS
Fisioterapeuta – Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – CREFITO5
 
FRANCINI JACQUES DE SOUZA
Terapeuta Ocupacional – Conselheira do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – CREFITO5