EDITORIAL

Editorial

 

A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças – APAF do Sistema Conselhos de Psicologia é a instância máxima deliberativa do Sistema. Foi criada durante o II Congresso Nacional da Psicologia, em 1996, como ferramenta democrática de discussão e construção conjunta das políticas da profissão. É composta por representantes do Conselho Federal de Psicologia e por conselheiras/os de todos os 24 Conselhos Regionais, garantindo que a diversidade cultural de nosso país, que também se faz presente em nossa profissão, esteja contemplada no processo de construção das pautas e das decisões do Sistema. A APAF reúne-se ordinariamente duas vezes por ano, tendo entre suas principais atribuições o acompanhamento da execução das deliberações do Congresso Nacional da Psicologia, construídas por toda a categoria profissional, além de deliberação sobre questões de interesse da entidade, da categoria e do Sistema Conselhos nos campos político, financeiro e administrativo. As reuniões são transmitidas ao vivo, na íntegra, através do site do Conselho Federal de Psicologia.
 
A última APAF, ocorrida em dezembro, em Brasília, foi um importante momento de troca de informações entre os Conselhos Regionais – cujas novas gestões tomaram posse em setembro de 2019 –, como, também, de construções de ações comuns que reafirmem a Psicologia como uma profissão laica e em consonância com os Direitos Humanos. Como exemplo, podemos citar a aprovação da luta contra o racismo como eixo fundante de intervenção do Sistema, bem como o enfrentamento às tentativas de aumento da carga horária máxima de ensino a distância aceita pelas diretrizes curriculares para a formação das psicólogas/os.
 
Em maio será realizada a próxima APAF. Fique atento/a, acompanhe as discussões e participe dessa importante ferramenta democrática de nossa profissão.

Gestão Frente em Defesa da Psicologia RS.
 

Saiba mais em crprs.org.br