FIQUE ATENTA/O

Congresso Nacional da Psicologia

O Sistema Conselhos de Psicologia realiza, a cada três anos, o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima em que são discutidas e deliberadas políticas prioritárias para os próximos anos, ou seja, para as próximas gestões dos Conselhos Regionais e do Federal. Em 2022 será realizado o 11º CNP com o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”.

Para participar é preciso ter sido eleita/o delegada/o nos Congressos Regionais da Psicologia que, por sua vez, reúne as/os representantes eleitas/os nos Pré-Congressos. Fique atenta/o à agenda de encontros preparatórios e de Pré-Congressos e participe!

 

 

Escuta clínica durante a pandemia

No início de junho, a Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS lançou edital para o recebimento de textos, até 18/07, no formato de cartas, que relatassem experiências com a escuta clínica durante a pandemia. Os textos estão sendo selecionados para compor a coletânea “Gestos, Memórias e Narrativas da Escuta Clínica Permeada pela Tecnologia da Informação e da Comunicação”. A publicação tem o objetivo de construir memória acerca da reinvenção das práticas da escuta clínica no contexto da pandemia, do distanciamento social e da consequente adaptação das ferramentas de trabalho em diferentes espaços de cuidado em saúde mental, sejam públicos ou privados. Saiba mais em crprs.org.br/editais.

 

Vacinação

Com o início da imunização contra a Covid-19 das/os profissionais da Saúde, o CRPRS criou em seu site uma área específica para elucidar dúvidas sobre o processo de vacinação. 

Acesse crprs.org.br/vacinacovid e acompanhe a articulação do Conselho na defesa da vacinação para todas/os.

 

APAF

Em maio e junho, o Sistema Conselhos de Psicologia realizou mais uma Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf). Realizada pelo menos duas vezes ao ano, a Assembleia do Sistema Conselhos é composta por conselheiras/os federais e regionais e pode ser acompanhada ao vivo pelo Canal do CFP no YouTube. Criada como instância deliberativa, a Apaf toma decisões que influenciam as ações na gestão do Sistema Conselhos e também delibera acerca de ações estratégicas para a Psicologia e para a sociedade.