REFLEXÕES

 

Saúde mental e trabalho
na pandemia da Covid-19:
a dupla da vez!

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo situações nunca antes imaginadas, situações que nos afetam em todos os espaços de convivência, inclusive no do nosso trabalho. Sim, a rotina que tínhamos deixou de existir: cadeira, mesa, cafezinho, o colega de trabalho, o consultório, os grupos, as palestras/capacitações, o ir e vir, tudo mudou em um piscar de olhos. O impacto ocorreu em todas as áreas de nossas vidas ao mesmo tempo, nos fazendo sair das várias “zonas de conforto”, sem qualquer aviso ou espaço de negociação.

As pessoas passaram a organizar-se conforme conseguiam, a orientação sanitária era de “ficar em casa” e manter distância. Medo e insegurança passaram a imperar, não apenas aos nossos clientes ou pacientes, mas também a nós, profissionais da saúde. O que nos era trazido (conteúdo), principalmente pelos pacientes da área clínica, também era vivenciado dentro das nossas casas ou por pessoas próximas. E “lide-se com isto da forma que puder” era a frase da vez. Difícil!

Neste cenário, desponta então o home office ou teletrabalho, mas não em sua real “essência” (consensado entre as partes envolvidas, com recursos, estruturas e fluxos claros) e sim de maneira “viável” ao momento, ou seja, adaptado, improvisado, urgente e implantado não por opção, mas, sim, pela falta dela. De um dia para o outro, muitos de nós, psicólogas/os, precisamos aprender a lidar com formas adaptadas/adaptáveis de trabalho, que provocaram novas realidades: novos espaços, fluxos, formas de comunicação, roupas de trabalho, rotinas. O trabalho invadiu o lar. É fato! Esse lar que era nosso templo sagrado, que tanto preservávamos e cuidávamos.

E a questão de limites despontou: como estabelecê-los, minimamente, dentro de uma situação descontrolada, imprevisível, completamente nova e sem diretrizes bem definidas? A exposição doméstica (a localização do computador, onde “pega melhor o wi-fi”, o latido do cachorro, o choro do filho, o barulho da máquina de lavar) principalmente nos atendimentos on-line, passou a ser fator influente no bom andamento do trabalho de psicoterapia; já nas atividades em equipe, foi diferente: por vezes motivos de preocupação e em outras vezes motivo de aproximação, empatia e reconhecimento de que não estamos sozinhos.

Se fez imprescindível ressignificar muita coisa. Talvez ressignificar a nós mesmos diante de uma realidade tão atípica. Entender que o mundo mudou e a partir disto, mudar o foco e olhar as situações que surgiram/surgem através de diferentes ângulos. Psicólogas/os da área Organizacional e do Trabalho tinham como desafio a promoção e manutenção de um ambiente saudável e produtivo de trabalho a todas/os. Mas, ali, o olhar era na empresa, organização. E mudou! Passou a ser no lar, na casa. A/O psicóloga/o nunca precisou ser tão psicóloga/o: de si mesmo, de seus familiares, parentes, amigos, colegas, chefias, da sociedade em geral.

Psicólogas/os pais/mães tiveram um desafio pela frente: como exercer uma educação e parentalidade mais presente? Sim, porque somaram-se ao seu trabalho “em casa” as aulas on-line das crianças e as tarefas escolares. E como conciliar os afazeres domésticos nesta composição de atribuições? Parece que a conta não fecha e que as horas do dia não são suficientes. Relaxar? Como assim? A culpa surge, trazendo vários outros sentimentos que sobrecarregam ainda mais, enquanto indivíduos com vários papéis sociais. Excesso de atividades, prazos curtos, longas jornadas, inexistência de horários de intervalos ou descanso, dormir demais ou não conseguir dormir: paradoxos que trabalhávamos com nossos pacientes e/ou clientes e passamos a ter que trabalhar em nós.

A autoimposição quanto ao cumprimento das várias “jornadas” que assumimos como nossa responsabilidade (além do necessário e por vários motivos) trouxe com ela a inabilidade quanto à gestão de nosso próprio tempo. Nos expôs à nossa própria fragilidade enquanto seres humanos que somos e nos fez atentar para algo que, talvez, muitas de nós tenhamos deixado de lado: os autocuidados. Aqui é momento de parar um pouquinho e ser honesta (de verdade!): você se cuida bem? Você se sente cuidada/o? Ou você é quem cuida dos outros? Sabemos que cuidar de quem cuida é fundamental, dizemos isto, repetimos como mantra e, por vezes, não aplicamos a nós mesmas/os. Se é o seu caso, pare, reflita, repense, ressignifique.

Trabalhar enfrentando pressões internas e externas faz parte do nosso cotidiano, mas isso não significa que você vai estar no fim da fila do autocuidado porque tem maior capacidade de resiliência (será mesmo?) ou capacidade de lidar com situações conflituosas. O desafio é aprender a viver de forma diferente, com muito sentimento, emoção, empatia, ética, responsabilidade e também alegria e bem-estar. Cuidem-se bem! 

Rita Luedke | CRP 07/06429 
Psicóloga, empreendedora, atua no setor púbico (SES/RS) e privado (consultório de psicóloga para saúde emocional, trabalho e carreira). É pós-graduada em Marketing e em Gestão de Serviços e Equipes da Saúde.