REFLEXÕES

 

O impacto psicossocial da pandemia:
desafios e compromissos para a Psicologia brasileira frente às desigualdades sociais

A pandemia evidenciou as desigualdades existentes no Brasil. Com a orientação de “fique em casa”, ficou claro que muitas famílias ou não tinham a casa ou a que tinham era insuficiente para garantir espaços para trabalho e estudos simultaneamente. Muitas não tinham nem mesmo condições para os cuidados sanitários básicos necessários para a prevenção à Covid-19. O trabalho, a escola e o entretenimento invadiram as residências, exigindo ajustes individuais e familiares. Diante de tamanha complexidade, a Psicologia foi convocada a intervir, problematizando as diferentes realidades que se apresentavam.

Seja nos consultórios, nas políticas públicas ou nos hospitais, lá estavam as/os psicólogas/os, presentes e protagonistas. Nos apresentamos, e assumimos o protagonismo necessário para viver essa crise sanitária global. Diante desse cenário, foi preciso reinventar, reprogramar, reorganizar os processos de trabalhos, e até mesmo as normativas do exercício profissional. O Sistema Conselhos respondeu ao chamado da categoria, e muitas ações foram realizadas.

O 11º CNP acontece nesse contexto, e serve de instrumento de articulação e debate, para que psicólogas/os de todo o Brasil elejam as prioridades, decidam os rumos e apontem os desafios. Tradicionalmente, o processo ocorre em municípios, regiões e estados, construindo assim uma ampla rede de encontros entre colegas. Pela primeira vez, ainda em função da pandemia, parte desse processo está acontecendo de forma remota, com expectativas de ser possível um encontro presencial. Mas os objetivos seguem sendo de mobilizar a categoria e dialogar com a sociedade.

O tema central do 11º CNP “O impacto psicossocial da pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia brasileira frente às desigualdades sociais” se desmembra em três eixos de debate, com objetivo de posicionar ética e politicamente a Psicologia para os próximos três anos. São eles: 1) organização democrática e participativa do Sistema Conselhos no enfrentamento da pandemia; 2) defesa do Estado democrático e dos direitos humanos via políticas públicas; 3) o fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

O primeiro eixo é o debate de organização do Sistema Conselhos. O objetivo é refletir as formas de organização e participação da categoria nas decisões. Conselhos Regionais e Federal têm a função de orientar e fiscalizar o exercício profissional e as prioridades devem ser tomadas pela categoria. Quanto mais participação, mais a diversidade da atuação profissional da Psicologia estará representada nos espaços de decisão do Sistema Conselhos. O diálogo da Psicologia com a sociedade é o objetivo do eixo dois, que orienta a permanente e necessária defesa dos direitos humanos e da democracia. As políticas públicas são a efetivação do Estado Democrático de Direito no Brasil. Em tempos de desmonte e retrocesso, a Psicologia é convocada a defender os princípios constitucionais brasileiros. Essa interface com a sociedade cumpre a função social da Psicologia, e extrapola o exercício profissional, demarcando também a dimensão científica.

Por fim, o terceiro eixo trata do exercício profissional e do oportuno debate acerca da saúde mental, tão evidenciado pela pandemia. A Psicologia, como profissão, foi e é protagonista em diferentes lugares e possibilidades. Defender esse lugar, refletindo sobre as reorganizações necessárias para que possamos continuar trabalhando em defesa da vida, respeitando as diversidades existentes nas vidas e nas existências. Acolher criticamente as diferenças e as múltiplas possibilidades tem sido nossa melhor contribuição no enfrentamento da pandemia.

Construir a Psicologia que acreditamos é tarefa coletiva e cotidiana. Por isso, é importante a participação e colaboração de cada uma/um das/os psicólogas/os.

Eliana Sardi Bortolon | CRP 07/10559
Psicóloga; Coordenadora da Comissão Organizadora Regional do 11º CNP; Integrante da Comissão Organizadora Nacional do 11º CNP.