DICAS CULTURAIS

 

Doutor Gama

“Doutor Gama” é um filme extremamente necessário. Luís Gama (1830 - 1882) foi um dos primeiros intelectuais negros do Brasil e pouco – muito pouco – aprendemos sobre sua história. O advogado autodidata, poeta, jornalista e patrono da abolição da escravatura no Brasil, que libertou mais de 500 pessoas da escravidão, teve sua história contada no filme lançado no mês de seu nascimento, dirigido por Jeferson De. 

Nascido de ventre livre, o filho de Luisa Mahin – mulher africana, de luta, presente nas articulações da Revolta dos Malês e Sabinada – Luís Gama foi escravizado aos 10 anos de idade, após ser vendido por seu pai – um homem branco - para quitar suas dívidas. Assim começa o primeiro tempo do filme, pautado em sua infância. No segundo tempo, temos Gama adulto, trabalhando ainda escravizado em uma casa onde, com a ajuda de Antônio Araújo, aprende a ler e escrever e tornam-se grandes amigos. No último tempo do longa, temos Gama já advogando na causa abolicionista.

A temática do racismo como é expressa no filme nos mostra o quanto ainda enfrentamos situações muito parecidas com as do século XIX. Frases que ainda permeiam nosso cotidiano como “você é praticamen¬te como um membro da nossa família”, direcionada a Gama quando reivindica sua liberdade, nos ajudam a pensar o racismo estrutural no Brasil, a relação com a escravização e seus efeitos na História, visto que muitas empregadas domésticas (classe trabalhadora em que a maioria das mulheres é negra) ainda se deparam com esta expressão enquanto buscam por seus direitos trabalhistas. 

Doutor Gama nos captura com a sensibilidade e com o cuidado da direção em evidenciar as lutas de Gama sem a espetacularização da violência extrema con-tra corpos negros, algo que, infelizmente, é comum em produções audiovisuais que tratam do período escravo¬crata. Esse é um dos principais pontos positivos do fil¬me: mesmo retratando um dos períodos mais violentos da história do país, não se perde nessas cenas e enfatiza as lutas, conquistas e os afetos do abolicionista.

Caroline Rodrigues Ferreira
Psicóloga(CRP 07/32861), mestranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e pós graduanda em Terapia Familiar (FAVENI). Atua na área Clínica e Social. Pesquisa sobre feminismos negros, Psicologia Social, Música e Políticas Públicas.

 

Praça Paris

“Como a doutora, eu me enxergava igual um bicho de zoológico, porque é assim que você me enxerga, né?”. Essa é uma das marcantes falas do filme Praça Paris (2018), dirigido por Lucia Murat, que retrata a relação terapêutica entre a paciente Glória, negra e ascensorista da UERJ, e a psicóloga Camila, branca, portuguesa e mestranda da universidade. 

Aparentemente sensível às questões sociais, Camila se propõe a discutir como a empatia pode contribuir para a relação da analista com a paciente, refletindo sobre a violência no Brasil a partir do caso de Glória. Por si só, a ênfase dada à empatia necessária na relação com uma paciente negra já é problemática por evidenciar o movimento da terapeuta branca de se colocar na posição de sujeito universal (branco) e marcar que não é “aquele outro” (negro), visto somente como objeto. Porém, ao longo da trama, a complexidade dessa relação se agrava e a terapeuta decide abandonar o caso por não tolerar o contato com a forte narrativa que representa a vida de grande parte da população negra e periférica brasileira, além de naturalizar e reproduzir várias violências raciais, o que resulta em desfechos trágicos. 

A ficção não retrata apenas um caso individual e mal conduzido, mas sim apresenta elementos comuns ao comportamento de sujeitos brancos quando expostos ao tensionamento racial, como expressões de medo, raiva e ações de abandono. Individualizar um problema estrutural acomoda e desresponsabiliza a Psicologia. Para deslocar privilégios e construir uma prática verdadeiramente ética e humanizada, é importante reconhecer que a voz da analisada e os olhos da psicoterapeuta ecoam de uma estrutura social racista. Desta forma, o convite para assistir ao filme “Praça Paris” – disponível no YouTube – reforça a importância de a Psicologia e a categoria exercitarem o compromisso político-social da profissão e o tensionamento permanente do saber psicológico, reconhecendo as representações sociais e as estruturas raciais em que ele é construído.

Lara Steigeleder Wayne
Graduanda de Psicologia pela UFCSPA e estagiária do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRPRS.

Thayna Miranda da Silva
Graduanda de Psicologia pela UFRGS e estagiária do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRPRS.