RELATO DE EXPERIÊNCIA

Avaliação psicológica e crise pandêmica: do papel ao digital e os desafios do mundo híbrido

O atual momento de enfrentamento à Covid-19 trouxe consigo inúmeros desafios que exigiram a adaptação às novas formas de trabalho, seja em home office ou modelo híbrido. Muitas/os psicólogas/os se viram limitadas/os na sua atuação, sem poder atuar da maneira tradicional, de forma presencial.
 
Mesmo antes da Covid-19, vivíamos em circunstâncias de grande transformação digital. Por muito tempo, a Psicologia ficou afastada deste movimento, que tem beneficiado muitos campos de conhecimento. Mesmo com toda essa transformação, ainda hoje, precisamos defender a ideia de a tecnologia em Psicologia não ser uma vilã. Pelo contrário, devemos nos aliar a ela para otimizar o trabalho. Entre as vantagens que a tecnologia pode agregar ao campo estão a possibilidade de diminuir as chances de erro ao realizar uma avaliação psicológica (AP); facilitar e democratizar o acesso das pessoas, de maneira geral, a um cuidado de saúde mental qualificado e adaptado; permitir uma cultura baseada em dados, como permitir coletar dados online e até predizer de maneira mais eficiente os fenômenos analisados; a tecnologia aliada à Psicologia pode identificar precocemente riscos para a saúde mental das pessoas. Além disso, a tecnologia também pode agilizar processos que hoje são morosos, repetitivos e possibilitar boas práticas, mais alinhadas aos padrões-ouro (standards) preconizados pela ciência psicológica.
 
O trabalho da/o psicóloga/o, por mais que seja bem feito, em um processo de avaliação fica vulnerável a erros, omissões, vieses e contratempos. Não é raro encontrarmos avaliações psicológicas que mais parecem relatórios de testagem, sem uma lógica interpretativa, com muitas páginas que “não dizem nada” ou que não seguem as diretrizes do CFP. Também não é raro encontrar profissionais inseguras/os sobre suas conclusões técnicas, com dúvidas sobre os critérios de aptidão ou não de um avaliando. Mas, como solucionar esse problema? Seguindo os passos de outras áreas do conhecimento, automatizando e organizando processos por meio de tecnologia e, assim, qualificando diagnósticos, intervenções preventivas e terapêuticas.
 
A/O profissional da Psicologia pode utilizar no processo avaliativo um conjunto de ferramentas disponíveis dentro da ciência psicológica: observações, entrevistas clínicas com o avaliando e entrevista com terceiros. Pode-se observar que a AP não se resume apenas em aplicação de testes, mas sim, na soma de todas as ferramentas utilizadas no processo de avaliação que auxiliará a/o profissional na sua tomada de decisão.
 
Uma boa analogia é a do estetoscópio. Sem a escuta “treinada” do médico, sua capacidade de observação e interpretação do que os sons do corpo significam, o aparelho perde sua função. Na Psicologia, os testes são o estetoscópio da/o psicóloga/o, um instrumento. Portanto, para realizar uma avaliação psicológica é necessário observar, interpretar e reconhecer padrões para testar hipóteses e elaborar o raciocínio técnico. Não basta apenas o instrumento, por mais preciso que ele seja. AP é um processo e, exatamente por isso, exige da/o profissional uma grande capacidade de planejamento, expertise técnica e análise de dados. Na prática esse processo é árduo, requer muita preparação e que um grande número de informações seja levantado. Nesse sentido, a tecnologia pode agregar muito.
 
Os anos “pandêmicos” ficarão marcados para sempre, em especial pela sensação de que a Covid-19 acelerou o futuro. Precisamos ser disruptivos na forma de realizar os procedimentos de avaliação psicológica. Precisamos aceitar o novo “normal” – como o trabalho remoto, as relações híbridas (físicas e digitais), a desburocratização e a sustentabilidade (economia de papel). A cultura data-driven inovadora favorecerá o crescimento da área como ciência e transformará a relação com os dados produzidos na avaliação. Com a tecnologia, é possível consolidar as informações na nuvem, aplicar inteligência e extrair conhecimento destas informações que deixarão de ser meros documentos engavetados.
 
Não podemos prever todas as oportunidades e as ameaças atreladas à adoção de tecnologia na Psicologia. Além dos limites da previsão, devemos contar com recursos mais profundos para irmos mais longe: visão, valores, princípios, ética e educação contínua. Podemos evitar surpresas? Não. Mas, com esses recursos podemos moldar suas consequências e o futuro de nossa profissão. E, então colega, você está preparada/o para se tornar um/a profissional phydigital (físico e digital)?

Referência: Schlosser B. The Future of Psychology and Technology in Assessment. Social Science Computer Review. 1991;9(4):575-592. doi:10.1177/089443939100900405
 
 
Ana Carolina Peuker
Psicóloga (CRP 07/11084) especialista em Psicologia Clínica. Mestrado, Doutorado e Pós- Doutorado em Psicologia, no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós Doutorado no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (UNISINOS). É membro da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS e Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Diretora da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), gestão 2022-24. Diretora da Bee Touch, uma mental health startup.
 
 

Saiba mais:
Protocolo de biossegurança temático - Avaliação psicológica e uso de testes psicológicos: cuidados técnicos e éticos antes, durante e após a pandemia. Publicação produzida pela Comissão de Avaliação Psicológica e GT Biossegurança Covid-19 do CRPRS, disponível em crprs.org.br/publicacoes